MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Durante a pandemia, como fica a saúde preventiva?

Médico explica que outras doenças devem continuar sendo tratadas, dependendo do caso

Por Isadora Jaron
02/04/20 - 09:00
Durante a pandemia, como fica a saúde preventiva? Paciente deve avaliar com médico se tratamento continua | Foto: Banco de Imagem

Com a pandemia do novo coronavírus fazendo cada vez mais casos no mundo, os outros tipos de comorbidades parecem ter sido esquecidos. Consultórios fechados, marcações de consultas canceladas, cirurgias suspensas e procurar um hospital só em casos de urgência e emergência. Mas quem tem alguma outra doença e precisa de tratamento? Como fica a saúde preventiva?

De acordo com o clínico Álvaro Martinho, as doenças, principalmente as crônicas, devem continuar com o tratamento para evitar prejudicar a saúde do paciente, mas mantendo a cautela em relação a casos mais graves.

“Devem continuar sendo tratadas com seriedade, tendo em vista que qualquer acometimento que prejudique a saúde do paciente pode levar a um pior desfecho se o mesmo contrair covid-19. Por outro lado devemos ter bastante cautela, pois o hospital é um local com aglomeração de pessoas, então se a queixa do paciente é leve o ideal é que o mesmo evite ir ao hospital, pois pode acabar se contaminando”, explicou.

O médico ainda destaca que a maioria dos casos do novo coronavírus em pessoas mais jovens e sem comorbidades, vão ser de quadros leves e sem necessidade do suporte hospitalar. A recomendação é para não deixar de fazer o acompanhamento dos casos mais graves e que precisam continuar sendo avaliados.

“O paciente com sintomas leves tem um papel muito importante, pois apesar de não apresentar uma doença muito debilitante o mesmo pode contaminar várias outras pessoas”, disse.

Quem tem consultas ainda agendadas ou precisam de terapia, devem conversar com seus médicos para tomar a decisão se continuam ou não com o tratamento. No caso dos tratamentos oncológicos, a orientação é não cancelar, pois a doença pode descompensar e o paciente pode até ser internado.

Para quem está saudável e, por exemplo, só precisa entregar exames, a consulta pode ficar para outro momento.

“A recomendação é, em caso de sintomas gripais leves, o ideal é realizar o isolamento respiratório em domicílio, para evitar a disseminação do vírus”, enalteceu.

O Portal Multiplix entrou e contato com as Prefeituras de Teresópolis e Nova Friburgo, ambas na Região Serrana do Rio, para saber se as marcações de consulta continuam e quais as orientações para quem precisa de tratamento.

A Prefeitura de Nova Friburgo respondeu que a prioridade é para urgência e emergência. O município não respondeu, porém, sobre as consultas de rotina, somente que as cirurgias eletivas estão suspensas.

O Portal Multiplix aguarda a resposta da Prefeitura de Teresópolis.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.