MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Diocese de Nova Friburgo anuncia retorno das celebrações religiosas com restrições

Missas vão voltar a ocorrer com medidas de segurança após prefeito flexibilizar a quarentena

Por Matheus Oliveira
03/07/20 - 15:33
Diocese de Nova Friburgo anuncia retorno das celebrações religiosas com restrições Retorno das Missas Igrejas católicas de Nova Friburgo vão pode retomar celebrações de missas na cidade | Foto: Arquivo/Amanda Tinoco

A Diocese de Nova Friburgo anunciou na última quinta-feira, dia 2 de julho, em documento assinado pelo atual administrador apostólico, Dom Paulo Antonio, a reabertura das igrejas católicas para a celebração de missas na esteira do decreto 625/2020 que flexibiliza as atividades econômicas no município da Região Serrana.

Anteriormente, os templos ficavam abertos em um determinado horário para orações e distanciamento. Entretanto, as celebrações não estavam autorizadas a acontecer.

A partir deste mês de julho, as missas estão autorizadas a ocorrer através de medidas como cumprir determinações das autoridades, sem obrigar nenhum fiel do grupo de risco a comparecer às celebrações durante a pandemia e respeitando as seguintes restrições:

  • Segundo a Diocese, as Santas Missas devem acontecer em seus horários normais com 40% da capacidade de fieis sentados, sendo esse número o máximo permitido;

  • Os bancos devem ser demarcados de forma que os fiéis mantenham uma distância segura, lembrando que a distância mínima necessária é de um metro e meio;

  • A entrada na Igreja deve ser controlada de modo que a capacidade determinada seja cumprida;

  • Só será permitida a entrada de fiéis com máscaras. As mesmas só poderão ser retiradas na comunhão e, imediatamente, recolocadas;

  • Os fiéis com mais de 60 anos, crianças menores de 12 anos, pessoas com sinais de gripe ou suspeita de COVID-19 e integrantes dos grupos de risco continuam orientados a não participar das Missas presenciais;

  • As paróquias devem manter as transmissões via web para que essas pessoas possam assisti-las.

A Diocese ainda estabelece que antes de cada celebração, os bancos devem ser devidamente higienizados com álcool 70% ou qualquer produto desinfetante que tenha a capacidade de conter o vírus.

Além disso, os banheiros devem ser limpos e álcool em gel tem que ser disponibilizados para os participantes das celebrações.

As janelas devem estar abertas e os agentes de pastoral que vão auxiliar na liturgia têm de estar com máscaras e em número reduzido.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.