MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dia Mundial da Água tem ações pela preservação do Rio Paquequer, em Teresópolis

Caminhada, mutirão de limpeza e plantio de mudas são algumas das atividades previstas

Por Sara Schuabb
22/03/19 - 10:35
Dia Mundial da Água tem ações pela preservação do Rio Paquequer, em Teresópolis Rio Paquequer próximo à área onde nasce, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis | Foto: Reprodução/Internet

Com origem em termos da língua Tupi, "Paka" (paca) e "Quera"(dormir), nome primitivo do rio Paquequer, significa local onde as pacas dormem. O rio é considerado o principal de Teresópolis, na Região Serrana. Nasce próximo à Pedra do Sino, a 2.100m de altitude, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e, de lá, segue atravessando a cidade, desaguando no rio Preto, cortando áreas rurais e recebendo efluentes domésticos e industriais. O rio já foi, inclusive, cenário do clássico O Guarani, de 1857, do escritor indigenista José Alencar. Na obra, ele o descreve poeticamente: “de um dos cabeços da Serra dos Órgãos desliza um fio de água que se dirige para o norte, e engrossado com os mananciais que recebe no seu curso de dez léguas, torna-se rio caudal. É o Paquequer: saltando de cascata em cascata, enroscando-se como uma serpente, vai depois se espreguiçar na várzea e embeber no Paraíba, que rola majestosamente em seu vasto leito (...)".

Antes fonte de inspiração literária, o rio atualmente encontra-se poluído precisando de ações para sua revitalização. E, nesta sexta-feira, 22 de março, no Dia Mundial da Água, será realizada uma programação com várias atividades relacionadas à preservação do Paquequer, tais como caminhada, exibição do curta “Paquequer que te quero vivo”; mutirão de limpeza da Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea; plantio de mudas; apresentação sobre consequências do lixo nos rios e mesa-redonda.

A programação conta com participação dos alunos da Escola Municipal Sakurá, na Ermitage, e com apoio do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Universidade Estácio de Sá, UFF (Universidade Federal Fluminense), Programa Atitude Legal, Projeto Nosso Lixo tem Valor, Associação Agroecológica de Teresópolis, Rede Brasilidade Solidária e Geo Prime.

Confira a programação:

  • 8h: Encontro na Praça Olímpica com Estande da UERJ, atividade lúdica para crianças, Projeto Nosso Lixo tem Valor e Apresentação sobre lixo nos rios pelo 16º Grupamento de Bombeiros Militar.

  • 9h: Mutirão de limpeza da Praça Olímpica e plantio de três mudas de árvore.

  • 10h: Caminhada pela preservação do Rio Paquequer (da Praça Olímpica até o campus da Universidade Estácio de Sá, seguindo pela Avenida Delfim Moreira).

  • 10h45: Apresentação do curta ‘Paquequer que te quero vivo’, no auditório da Universidade Estácio de Sá (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 488, na Várzea).

  • 11h: Mesa Redonda com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Unifeso, UERJ, Associação Agroecológica de Teresópolis, Projeto Humano Novo e Corpo de Bombeiros, dentre outros convidados.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.