MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dia do Orgulho LGBTQIA+ terá shows e rodas de conversa em Nova Friburgo

Programação gratuita na Usina Cultural Energisa pretende marcar a data, que é celebrada nesta terça-feira, 28

Por Redação Multiplix
27/06/22 - 16:26
Dia do Orgulho LGBTQIA+ terá shows e rodas de conversa em Nova Friburgo Bandeira do arco-íris é o símbolo mundial da população LGBTQIA+ | Foto: Banco de Imagem

Nesta terça-feira, 28, é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, o evento gratuito “Orgulhe-se” vai marcar a data com apresentações musicais e rodas de conversa.

A programação acontece das 13h às 19h, na Usina Cultural Energisa, que fica na praça Getúlio Vargas, nº 55, no Centro.

A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Energisa Nova Friburgo, Fundação Cultural Ormeo Juqueira Botelho e o Centro de Cidadania LGBTQIA+ Serrana I - Hanna Suzart.

A abertura do evento terá show da DJ Luciana Petrillo, às 13h, seguido por rodas de conversa. Às 14h, serão apresentadas políticas públicas para a população LGBTQIA+, pela equipe do Centro de Referência Hanna Suzart.

Às 16h, Renata Bohrer vai conversar sobre as dificuldades de uma influencer trans girl. Na sequência, às 17h, está prevista a participação da escritora e roteirista Bibiana Beurmann, autora do livro “O amor em dois tempos”, e, às 18h, é a vez da escritora do gênero YA (young adult), Brenda Borges, autora do livro “Blanco”. Às 19h, ocorre o show da cantora Kenann.

Outras atividades acontecem durante o evento. A consultora de imagem Juliana Gripp falará sobre estilo; a Livraria Macondo fará exposição de romances, biografias e estudos de gênero; a Ótica Rafa Chicre vai mostrar a moda sem gênero e o Programa de Economia Solidária da prefeitura oferecerá a oficina de fuxico “Alinhavando Vivências”, às 13h.

Sobre a data

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é uma homenagem ao início da luta organizada pelos direitos desta comunidade, que teve início em 28 de junho de 1969, quando os frequentadores do bar gay Stonewall Inn, em Nova York, nos Estados Unidos, decidiram enfrentar a violência e perseguição policial contra seus membros e espaços de convivência.

Esse episódio é considerado como o marco da origem do movimento LGBTQIA+ atual.

Violência contra a população LGBTQIA+

De acordo com o último relatório Mortes Violentas de LGBTQIA+ no Brasil, divulgado em maio pela ONG Grupo Gay da Bahia, em 2021, as mortes violentas contra pessoas LGBTQIA+ cresceram 8% em relação ao ano retrasado. Foram 276 homicídios (92%) e 24 suicídios (8%).

De acordo com a ONG, os dados têm como fontes primárias as notícias publicadas nos meios de comunicações do Brasil, sendo jornais dos estados, que são coletados e analisados pelo Grupo Gay da Bahia há mais de quarenta anos.

Segundo o relatório, São Paulo é o estado onde ocorreu o maior número de mortes, 42 (14%), seguido da Bahia com 32, Minas Gerais com 27 e Rio de Janeiro, 26.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.