MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dia de Finados: Cemitérios da Região Serrana passam por preparo para receber milhares de visitantes

Nova Friburgo e Teresópolis montaram esquemas especiais para às visitações aos túmulos

Por Redação Multiplix
01/11/18 - 12:20
Dia de Finados: Cemitérios da Região Serrana passam por preparo para receber milhares de visitantes Cemitério São João Batista deve receber um grande número de visitantes neste feriado de Finados. | Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Friburgo

O feriado do Dia de Finados, celebrado nesta sexta-feira, dia 2 de novembro, serve para as pessoas relembrarem a memória de seus entes e amigos falecidos. Para que tal ato aconteça com segurança e tranquilidade, as Prefeitura de Nova Friburgo e Teresópolis fizeram uma preparação para que os cemitérios possam estar preparados para receber a população.

Nova Friburgo

Em Nova Friburgo, os cinco cemitérios municipais receberam uma atenção especial nos últimos dias. A prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos preparou as unidades administradas pelo município para a recepção dos visitantes. Para isso, foram intensificados os serviços de capina, varrição, limpeza e pintura.

 “Trabalhamos para proporcionar um ambiente mais agradável e melhorar o acesso aos túmulos nesta data emblemática para tantas famílias. Aqueles que tiverem dificuldades de encontrar os jazigos, podem procurar os funcionários, que estarão disponíveis para sanar qualquer dúvida”, salientou o secretário da pasta, Amarílio Salarini.

Os cemitérios São João Batista, no Centro; Trilha do Céu, em Fazenda da Laje; e os de Campo do Coelho; Riograndina e São Pedro da Serra devem receber, todos eles, uma média de 10 mil visitantes especificamente nesse período. Os portões estarão abertos a partir das 7h e fecharão às 18h.

Teresópolis

Já na cidade de Teresópolis, além da manutenção permanente, a Prefeitura de Teresópolis iniciou esta semana uma faxina nos nove cemitérios da cidade: Carlinda Berlim (Vale do Paraíso), Canoas, Venda Nova, Bonsucesso, Vieira, Santa Rita, Rio Preto, Serra do Capim e Vale Alpino.

Os locais passam por capina, poda, varrição e limpeza geral e estão sendo preparados para o feriado de Finados, quando aumenta consideravelmente o número de visitantes.  

Só no Cemitério Carlinda Berlim, onde uma missa será celebrada às 9h30 nesta sexta-feira, 2, são esperados entre cinco a seis mil visitantes nesta semana. A visitação acontece de segunda a domingo, das 7h30 às 17h30, em todos os cemitérios.

Dia de Finados

O Dia de Finados remete ao século II, quando cristãos já rezavam por seus falecidos, e ao século 5, quando a Igreja Católica dedicava um dia para rezar pela memória dos mortos que ninguém lembrava. No século XIII, a data anual foi instituída em 2 de novembro, logo após o Dia de Todos os Santos.

Na Igreja Anglicana, a festa foi unida ao da Festa de Todos os Santos. Para os espíritas, visitar o túmulo é a exteriorização da lembrança que se tem do espírito querido, é uma forma de manifestar a saudade, o respeito e o carinho.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.