MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Vulcão entra em erupção nas Ilhas Canárias, mas possibilidade de tsunami na costa brasileira é baixa

Apesar da erupção no arquipélago espanhol ser de pequeno porte, segundo Climatempo, Defesa Civil fica em alerta

Por Juan Rodriguez
20/09/21 - 11:01
Vulcão entra em erupção nas Ilhas Canárias, mas possibilidade de tsunami na costa brasileira é baixa A probabilidade de um tsunami atingir a costa brasileira é baixa, segundo a Climatempo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Um vulcão do Parque Nacional Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, que pertence ao arquipélago espanhol Ilhas Canárias, entrou em erupção no domingo, 19. Não há registro de mortes. Segundo a Climatempo, especialistas afirmam que não há alerta de tsunami e que a erupção é de pequeno porte.

O aumento das atividades sísmicas dos últimos dias causou preocupação nos brasileiros e o assunto foi um dos mais debatidos nas redes sociais. No entanto, a probabilidade de um tsunami atingir a costa brasileira é baixa.

O complexo vulcânico de Cumbre Vieja não entrava em erupção desde 1971, mas só poderia ser capaz de gerar deslizamentos e provocar um tsunami na costa brasileira caso atingisse o nível mais alto de atividade vulcânica, a chamada erupção explosiva, ainda de acordo com a Climatempo.

Devido ao remoto, mas possível risco à costa brasileira, o Projeto Costa do Sol de Defesa Civil informou que está em permanente monitoramento através do sinal de alerta do sistema de boias do Atlântico Norte. Apesar do baixo risco, a Defesa Civil disse que trabalha com a possibilidade independente da probabilidade.

A erupção aconteceu em uma região pouco povoada da ilha de La Palma, que fica no ponto mais ao noroeste das Canárias. Com uma população de 85 mil habitantes, essa é uma das oito ilhas do arquipélago na costa oeste da África (o ponto mais próximo do continente é o Marrocos, a 100 km).

“Se a gente analisar a história eruptiva das ilhas de todo o arquipélago, as atividades vulcânicas começaram há algumas centenas de milhares de anos. Desde meados dos anos 1400, houve 13 eventos eruptivos, sendo seis deles registrados na ilha La Palma e relacionados ao Cumbre Vieja”, disse Letícia Guimarães, geóloga e vulcanóloga da Universidade de São Paulo (USP), à Climatempo.

Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.