MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Unidades móveis começam a operar em Nova Friburgo a partir de segunda-feira

Equipamentos vão ficar no Centro da cidade e realizarão exames como Papanicolau e tratamento odontológico

Por Redação Multiplix
23/08/19 - 11:13
Unidades móveis começam a operar em Nova Friburgo a partir de segunda-feira Unidades vão prestar serviços de atendimento à mulher e odontológico em Nova Friburgo | Foto: Divulgação

A cidade de Nova Friburgo recebe a partir desta sexta-feira, dia 23 de agosto, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, veículo equipado para exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolaou), e da Unidade Móvel OdontoSesc, onde são realizados tratamentos odontológicos – todos gratuitos.

Enquanto a unidade odontológica vai ficar estacionada na Praça do Suspiro, a de saúde da mulher estará no estacionamento do Teatro Municipal Laércio Ventura (Rua Salusse, 616 – Centro).

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher funciona em um caminhão de 9mx3m, dividido em duas salas, uma equipada com mamógrafo e outra com mesa ginecológica para realização do preventivo. Ela vai operar a partir de segunda-feira, 26, por 120 dias, como um braço do sistema municipal de saúde e receberá apenas pacientes encaminhadas via sistema de regulação – mulheres entre 50 e 69 anos, para mamografia, e entre 25 e 64 anos, para o Papanicolaou.

Depois do período, o equipamento partirá para outro município. Após o exame de mamografia, as imagens de Raio-X serão remetidas via online ao Hospital de Câncer de Barretos (SP), também conhecido como Hospital de Amor. A instituição, que é referência nacional no tratamento do câncer, fará o laudo e o encaminhará à Secretaria Municipal de Saúde, que, por sua vez, fará a devolutiva aos pacientes.

O funcionamento será de segunda a sexta, o que lhe dá uma capacidade para realizar cerca de 2.500 exames de Papanicolaou e 2.500 mamografias no período. A intenção é que os resultados de ambos os exames fiquem prontos em até 7 e 15 dias, sendo que esse trâmite mais rápido é um dos grandes diferenciais da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher.

Tradicionalmente, em razão do déficit desses equipamentos e da grande demanda, há casos em que mulheres aguardam de 3 a 9 meses para obter o laudo após a realização dos exames. A detecção precoce do câncer de mama é considerada fator primordial para a cura da doença.

 Unidade Odontológica

A Unidade Móvel odontológica também vai operar a partir da próxima segunda-feira, 26. No equipamento, a população tem acesso gratuito a tratamento odontológico de atenção básica (restauração, extração simples, raspagem, limpeza e raio X). A diferença é que para garantir o tratamento o interessado deve retirar uma senha no local, exclusivamente nesta sexta-feira, a partir das 9h. Serão distribuídas 500 senhas, das quais as 320 primeiras são para agendamento imediato, e as outras 180 para a fila de espera, cujos contemplados serão chamados à medida que os pacientes tiverem alta clínica. Em paralelo ao atendimento prestado pelas duas unidades, também serão realizadas no período atividades lúdicas de educação em saúde em toda a rede pública escolar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.