MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Uma história de amor e afeto! Bernardo Dugin fala da experiência Cinquentânias

Produzida de forma virtual, a experiência tem o ator friburguense na direção e conta com o patrocínio da Gigalink e o apoio do Portal Multiplix. Confira mais detalhes

Por Matheus Oliveira
17/12/20 - 10:13
Uma história de amor e afeto! Bernardo Dugin fala da experiência Cinquentânias Cinquentânias: Sobre Tempo e Vida é um laboratório virtual | Foto: Divulgação

Uma história de amor e afeto envolvendo três irmãs que precisam lidar com um problema de saúde de uma delas, em meio à distância causada pela pandemia do novo coronavírus. Assim, pode ser resumido, o laboratório virtual denominado “Cinquentânias: Sobre Tempo e Vida”, dirigido pelo friburguense Bernardo Dugin e que contará com sessões entre os dias 16 e 22 de dezembro, sempre às 21h. A experiência conta com patrocínio da Gigalink e apoio do Portal Multiplix.

Bernardo Dugin, que é ator, diretor, produtor e formado em jornalismo, revela que a obra está sendo chamada de laboratório em razão das sessões estarem ocorrendo de forma virtual e que o objetivo era realizar uma nova peça em Nova Friburgo neste ano, mas que em razão do surto da covid-19, isso não foi possível.

“Então, queremos lançar este roteiro como uma peça presencial, no teatro, assim que a pandemia acabar, pois sabemos que nada supera aquela coisa do olho no olho do teatro”, declara Dugin.

Em meio à pandemia, ele explica que o setor cultural resolveu se reinventar e oferecer uma experiência virtual aos friburguenses.

“Assim, resolvemos transformar uma dramaturgia em chamada virtual, adaptando o texto que a gente tinha para essa nova realidade de videoconferência devido ao coronavírus”, declara.

A trama, que foi escrita pela roteirista, compositora e atriz Rebecca Noguchi, conta a história de três irmãs que em meio à pandemia aprendem a conviver apenas através das chamadas virtuais feitas pelo celular.

A trama mostra que no aniversário de 50 anos da mais nova das irmãs, Tânia, ela desaparece, deixando um vídeo de despedida e levando consigo objetos de valor sentimental.

Atordoadas com o sumiço repentino, suas irmãs Betânia e Caetânia tentam convencê-la a retornar. Quando se encontram, as três dão início a um fervoroso debate sobre envelhecimento, saúde e solidão.

A peça, com drama e comédia, convida o espectador a refletir a respeito da implacabilidade do tempo, da fugacidade das memórias e do sentido da vida.

No elenco, estão as atrizes Cil Corrêa (Tânia), Cyomara de Paula (Caetânia) e Tânia Noguchi (Betânia).

Atrizes de Cinquentânias se preparam para nova experiência em suas carreiras Atrizes de Cinquentânias se preparam para nova experiência em suas carreiras | Foto: Divulgação/Pedro Bessa

“Existe uma conversa entre elas sobre a fragilidade da vida e o tempo. É um tema delicado que tentamos tratar com bom humor e drama concomitantemente. E neste momento em que os números de casos voltaram a crescer e as pessoas estão ficando mais tempo em casa, decidimos presentear os friburguenses e o mundo com uma experiência virtual através de uma história de amor e afeto”, declara Bernardo.

O ator, diretor e produtor de Nova Friburgo destaca os desafios que envolveram a experiência, nova tanto para espectadores quanto para atores e produtores.

“Estamos ansiosos e com medo pois estamos lidando com o desconhecido e não dominamos tais ferramentas. Especialmente as atrizes que são do grupo de risco e não saíram de casa durante a pandemia. Elas fizeram tudo sozinhas, como escolha de cenário e figurinos. E além disso, foi uma vitória para elas , já que aprender a ligar e desligar câmera e microfone envolveu todo um processo. Elas tiveram consultoria, mas mesmo assim, não foi fácil”, celebra o diretor.

Quem quiser acompanhar “Cinquentânias” pode entrar no site http://cinquentanias.com/ e agendar o dia que pretende assistir ao laboratório.

“Após a peça, vamos passar um chapéu e quem se sentir tocado, pode fazer uma contribuição consciente”, explica.

Por fim, ele agradece o patrocínio da Gigalink e o apoio do Portal Multiplix.

“Queria agradecer à Gigalink e ao Portal Multiplix pelo patrocínio e apoio. E por sempre prestigiar nossos projetos seja com matérias ou com a compra de ingressos para que os funcionários compareçam às peças, antes da pandemia. O Grupo OCL sempre foi um grande parceiro no fomento e incentivo à cultura”, concluiu Bernardo.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.