MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teste da orelhinha passa a ser realizado na maternidade pública de Nova Friburgo

Saiba quais exames são obrigatórios em bebês recém-nascidos e quando devem ser feitos

Por Talitha Santos
26/07/21 - 11:10
Teste da orelhinha passa a ser realizado na maternidade pública de Nova Friburgo Com exceção do teste do pezinho, os testes da orelinha, linguinha, olhinho e coraçãozinho devem ser feitos dê preferência na maternidade, até 48 horas após o nascimento | Foto: Arquivo pessoal/Carolina Canto

Desde a última semana, os friburguenses que nascerem no Hospital Maternidade de Nova Friburgo Dr. Mario Dutra de Castro contarão com o teste da orelhinha, que avalia a audição dos bebês e detecta, precocemente, se há alguma doença auditiva, como a surdez.

A unidade que já realizava os testes do olhinho, coraçãozinho, além da consultoria para amamentação, também incluiu recentemente a realização do teste da linguinha, exame que diagnostica se há problemas no freio da língua do recém-nascido, que podem prejudicar a amamentação ou comprometer atos futuros, como engolir, falar, comer e beber.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo é realizar todos os exames na unidade, beneficiando as famílias que dependem da maternidade.

Já o teste do pezinho continua sendo feito na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a Apae de Nova Friburgo.

Conheça os exames obrigatórios para recém-nascidos

Desde a gestação, são realizados diversos exames para o acompanhamento da mãe e do feto. Após o nascimento do bebê, esse cuidado continua e um dos primeiros passos são os exames neonatais.

Para entender a importância desses exames, que são obrigatórios por lei, o Portal Multiplix entrevistou a pediatra e neonatologista Carolina Canto.

Segundo ela, são cinco exames obrigatórios: teste do reflexo vermelho, conhecido como exame do olhinho; exame de emissão otoacústica, o teste da orelhinha; teste da linguinha, teste do coraçãozinho e teste do pezinho.

A pediatra e neonatologista Carolina Canto explicou ao Portal Multiplix sobre a importância dos exames neonatais A pediatra e neonatologista Carolina Canto explicou ao Portal Multiplix sobre a importância dos exames neonatais | Foto: Arquivo Pessoal/Carolina Canto

Teste do pezinho

Um dos mais conhecidos, o teste do pezinho identifica a existência de algumas doenças que devem ser diagnosticadas o quanto antes e que necessitam de intervenções para evitar sequelas na criança, como hipotireoidismo congênito e anemia falciforme, até mais complexas, como doenças mitocondriais e imunodeficiências congênitas. Deve ser feito do 3º ao 7º dia após o nascimento.

Teste do olhinho

Analisa e detecta qualquer alteração que cause obstrução na entrada de luz nos olhos, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas. O diagnóstico precoce pode possibilitar o tratamento no tempo adequado para garantir o desenvolvimento normal da visão.

Teste da orelhinha

Identifica possíveis problemas auditivos no recém-nascido. Desde 2010, segundo a lei brasileira, nenhuma criança pode sair da maternidade antes da realização desse teste.

Teste da linguinha

É realizado na boca, por um odontopediatra, para avaliar a inserção do freio lingual, que pode dificultar a amamentação se for muito anterior. A avaliação (e intervenção) precoce ajuda o bebê a mamar, e é quase indolor.

Teste do coração

Analisa, com a ajuda de um oxímetro (uma espécie de pulseirinha), a oxigenação do sangue do bebê para detectar problemas cardíacos – a terceira maior causa de morte em recém-nascidos. Se alterado, deve realizar ecocardiograma ainda na maternidade.

Com exceção do teste do pezinho, os testes da orelinha, linguinha, olhinho e coraçãozinho devem ser feitos ainda na maternidade, até 48 horas após o nascimento.

Caso o bebê desenvolva icterícia, também é necessário monitorar a quantidade de bilirrubina no organismo, por isso, talvez seja preciso coletar amostras de sangue ainda na maternidade.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.