MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Semana da Ciência e Tecnologia começa nesta quarta em Cabo Frio; veja a programação

Evento terá palestras e debates sobre inovação, produção científica, capacitação, entre outros temas

Por Redação Multiplix
20/10/21 - 10:16
Semana da Ciência e Tecnologia começa nesta quarta em Cabo Frio; veja a programação Evento terá palestras e debates sobre temas atuais do cenário da inovação | Foto: Banco de Imagem

A Semana Municipal da Ciência, Tecnologia e Inovação começa nesta quarta-feira, 20, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. A abertura será realizada a partir das 10h, no auditório da prefeitura.

Na solenidade, estão previstas a presença do prefeito José Bonifácio, e de outras autoridades, como o ex-ministro de Ciência e Tecnologia e atual diretor-presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá, Celso Pansera.

A iniciativa foi instituída na cidade por meio de uma lei em 29 de agosto de 2018.

O evento terá palestras e debates sobre temas atuais do cenário da inovação. O objetivo é promover ações de divulgação, produção científica, tecnológicas e de inovação nos equipamentos públicos municipais, além de promover atividades educacionais e de capacitação dos servidores públicos e profissionais.

“A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta” é o tema deste ano.

Para o secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia de Cabo Frio, Rafael Peçanha, a atividade chega em uma hora crucial para o país, em um momento em que a ciência está sendo posta de lado e os conselhos gerados com base científica não estão sendo levados em consideração por boa parte da população brasileira.

“Neste momento, onde a ciência é tão questionada e esquecida, é muito importante celebrarmos uma semana dedicada à ciência, tecnologia e inovação, exatamente pra falar de quantas pessoas, principalmente na nossa cidade, estão produzindo ciência, lutando contra esse negacionismo e fazendo sua parte para avançar, e não regredir. Nada melhor do que neste momento de escuridão trazermos de volta a luz da ciência, exaltando os cientistas da nossa cidade”, afirmou Rafael Peçanha.

Confira a programação

Quarta-feira - 20/10

  • 18h, transmissão de mesa redonda com o tema “A ciência e o mar (primeiro ano da década dos oceanos)”, com a participação de Marcelo Tardelli (mestre em engenharia ambiental pelo IFF); Alex Bastos (doutor em dinâmica sedimentar pela University of Southampton com pós-doutorado em geofísica de alta resolução no National Oceanography Center); Valéria Quaresma (doutora em dinâmica sedimentar – University of Southampton) e Roberto Ramos (presidente do projeto Mar sem Lixo).

Quinta-feira - 21/10

  • 10h, em parceria com a secretaria de Educação, realização de uma Feira Universitária Virtual, apresentando as universidades locais aos estudantes de ensino médio e fundamental da rede municipal de ensino, através de vídeos produzidos pelas instituições e publicados no YouTube oficial da Prefeitura de Cabo Frio.

Sexta-feira - 22/10

  • 10h, no último dia do evento, transmissão ao vivo na página da prefeitura no Facebook, mais uma mesa redonda, desta vez, com o tema “Mulheres e Meninas na Ciência”, com a participação de Raiza Monteiro Poggiali (mestra em produção, processos e dinâmicas espaciais e ambientais pela UFJF e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estácio de Sá); Rosana Rodrigues (vice-reitora da Uenf, doutora em Produção Vegetal pela Uenf, com pós-doutorado em Biologia Molecular na University of Florida), Anabell del Real Tamariz (Doutora em Engenharia Elétrica na área de Automação pela Universidade Estadual de Campinas, professora associada da Uenf, ex-diretora do Centro de Ciência e Tecnologia da Uenf).

  • 15h, encerramento oficial do evento no auditório da Prefeitura. Na atividade, haverá a entrega do Diploma Otime Cardoso dos Santos aos palestrantes e participantes das mesas redondas. Além disso, serão homenageados com o diploma, sete cientistas com destaque em diferentes áreas do conhecimento: Luiz Guilherme Scaldaferri; Acioli Junior; Joílton Mendes; Ivan Rollas; Eduardo Pimenta; Manildo Marcião de Oliveira e Gabriela Avolio.

Homenagem especial

Ainda na cerimônia de encerramento, será entregue a Medalha Professora Yone Nogueira ao maior destaque de produção científica cabo-friense no ano de 2021. A homenagem será à equipe de criação, administração e pesquisa do setor de pós-Covid da Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, idealizado por Tatiana Ribeiro, fisioterapeuta e coordenadora de reabilitação hospitalar.

O setor de pós-Covid é o primeiro da região e do interior do estado do Rio de Janeiro, e se tornou objeto de estudo e pesquisa para produção de artigos científicos.

Inscrição

A programação será virtual, com exceção da abertura e encerramento. Para participar da programação, basta se inscrever neste link do evento

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.