MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Rio de Janeiro possui Programa Estadual de Transplantes

Doação pode ser feita por pessoas vivas e por quem já faleceu, desde que a família autorize

Por Isadora Jaron
20/02/20 - 11:04
Rio de Janeiro possui Programa Estadual de Transplantes Transplantes de órgãos, no Brasil, precisam ser discutidos em família | Foto: Banco de Imagem

A doação de órgãos ainda é um assunto pouco comentado pelas pessoas. Por isso, muitas dúvidas acabam surgindo sobre quem pode doar algum órgão em vida e também quando morre. Existem várias maneiras de ser doador e, em alguns casos, é necessária a autorização da família.

O procedimento cirúrgico é para repor um órgão ou tecido de um individuo que está doente. Pode ser feito por pessoas vivas que podem doar parte do fígado e pulmão, um dos rins e até a medula óssea. Nesse caso, parentes de quarto grau e cônjuges podem ser os doadores. Quem não for parente, pode fazer a doação mediante autorização judicial.

No Estado do Rio de Janeiro, referência nacional na área, o Programa Estadual de Transplantes, recebeu, de janeiro a junho de 2018, últimos meses e ano registrados, 13 transplantes de córnea, 91 de medula óssea, 128 de fígado, 197 de rim e 462 de córnea.

A aposentada Rosangela Oliveira, teve ceratocone, uma doença não inflamatória que afeta a estrutura da córnea, e teve que fazer o transplante há quase 30 anos. Mas foram duas cirurgias, já que a primeira durou apenas seis meses.

“Os dois transplantes foram feitos em Niterói. Na época, doutor Ari, meu médico, era chefe do setor de oftalmologia do hospital. Fiz a primeira vez, mas tive uma rejeição com uma infecção. Depois de controlada, tive que esperar dois anos para fazer de novo e aí foi um sucesso”, destaca Rosangela.

Na época, meados de 1990, era ainda mais complicado os transplantes de órgãos, mais ainda os de córnea. Foi o próprio oftalmologista da Rosangela que conseguiu as duas cirurgias para ela.

“O primeiro recebi de um rapaz que teve um acidente e faleceu. O segundo foi também de um rapaz que sofreu um acidente de moto em Niterói e ficou no CTI por alguns dias e a família doou todos os órgãos. Mas não tive nenhum contato com as famílias”, disse.

Para a doação de órgãos de pessoas mortas, há algumas regras diferentes. Para morte cerebral e que não tenham sofrido parada cardiorrespiratória, os órgãos que podem ser doados são: coração, fígado, pulmões, intestinos, rins, pele, vasos, pâncreas, ossos, tendões e córneas.

Quem teve parada cardiorrespiratória, coração parou de bater, apenas tecidos como vasos, pele, córnea, ossos e tendões. Para isso, a morte encefálica, que é a perda das funções encefálicas, precisa ser confirmada.

O doador que teve morte encefálica, pode ajudar até dez pessoas com a doação dos órgãos. Mas para isso acontecer, é necessário deixar claro para a família o desejo de ser doador, pois no Brasil o transplante só pode ser realizado caso haja a autorização da família.

Programa Estadual de Transplantes

O Programa Estadual de Transplantes foi lançado em abril de 2010 com o objetivo de aumentar o número de doações de órgãos e tecidos no estado do Rio de Janeiro.

A estrutura física onde são executadas as ações relativas ao PET é a Central Estadual de Transplantes. O local fiscaliza e atua em todo o processo, além de receber as notificações de morte encefálica de toda a região.

A Central localiza-se na avenida Padre Leonel Franca, 248, 1º andar, na Gávea, na cidade do Rio de Janeiro. O Disque-Transplantes é o 155, número válido em todo o estado.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.