MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Projeto de preservação de palmeira ameaçada de extinção vence prêmio Firjan

Cedae foi premiada com o "Projeto Recuperação Produtiva da Juçara"

Por Kessia Coutinho
03/08/21 - 10:06
Projeto de preservação de palmeira ameaçada de extinção vence prêmio Firjan Palmeira nativa da Mata Atlântica está ameaçada de extinção | Foto: Divulgação/Cedae

A Cedae, Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, venceu o Prêmio Firjan Ambiental 2021 na categoria "Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos". A companhia foi premiada pelo "Projeto Recuperação Produtiva da Juçara", que tem como objetivo promover a restauração ambiental da Palmeira Juçara, por meio do incentivo à produção de mudas e ao plantio de novas plantas da espécie em diversas cidades do interior do Rio.

O projeto foi criado em 2018, em parceria com a família Silva, grupo de produtores extrativistas da Região Serrana do Rio que trabalha com colheita, beneficiamento e comercialização da polpa de Juçara, espécie nativa da Mata Atlântica ameaçada pela exploração predatória e ilegal.

Como são necessários muitos frutos da árvore para produção da polpa em boas quantidades, sobram grandes volumes de sementes sem uma destinação final. A Cedae então realiza a coleta e a distribuição das sementes resultantes do processamento da polpa até viveiros florestais, promovendo o aumento na produção de mudas desta espécie.

O projeto já recolheu mais de dez toneladas de sementes da palmeira. Parte delas está plantada nos sete viveiros florestais mantidos pela companhia, que são localizados em algumas estações de tratamento de esgotos (ETE), reservatórios, outros 14 viveiros públicos e privados, além de nove unidades de conservação particulares, municipais, estaduais e federais.

De acordo com a concessionária, mais de 60 ações locais de reflorestamento em 52 municípios do estado do Rio de Janeiro e dois do estado de São Paulo receberam, ao todo, 34 mil mudas de Juçara.

Municípios da área de cobertura do Portal Multiplix que receberam as mudas são Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cordeiro, Nova Friburgo e Teresópolis.

Prêmio Firjan Ambiental

É uma iniciativa para difundir e destacar as ações bem-sucedidas em prol do desenvolvimento sustentável das empresas no estado do Rio, com foco na proteção ambiental, no equilíbrio econômico e no bem-estar social.

O Prêmio avalia as ações do setor empresarial e reconhece o aprimoramento dos processos produtivos, a implantação de projetos socioambientais e as iniciativas que vão além das obrigações legais. Desde a criação, a iniciativa contou com a inscrição de 510 projetos e premiou 56 instituições, considerando a concessão de menção honrosa e a premiação propriamente dita.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.