MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Professores apontam os possíveis temas da redação do Enem

Prova impressa será realizada neste domingo, 17

Por Kessia Coutinho
15/01/21 - 10:40
Professores apontam os possíveis temas da redação do Enem Prova tem critérios específicos e pode ser um diferencial para o candidato | Foto: Reprodução/Internet

No próximo domingo, 17, estudantes de todo o país que optaram pela versão impressa vão realizar a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio 2020. Além das provas objetivas de linguagens e ciências humanas, os participantes farão também a prova de redação.

O exame tem critérios específicos, o que faz com que a redação seja um diferencial, como lembra a professora de redação Sandra Azevedo.

“Ela é decisiva para o processo seletivo à universidade. Além disso, quem tem nota zero na redação do Enem, não pode participar do Sisu, Prouni e nem do Fies”.

O candidato deve fazer um texto dissertativo-argumentativo, sem a necessidade de título e com limite de 30 linhas. Ao final o aluno deve ainda apresentar uma proposta de intervenção social, respeitando os direitos humanos e solucionando problemas relativos ao tema proposto.

Todo ano, o tema da redação é uma das grandes preocupações dos candidatos. A professora Sandra Azevedo destaca oito possíveis assuntos para o Enem 2020:

  • 1) Maus-tratos contra animais (animais de rua, silvestres, aquáticos...)
  • 2) Tabagismo no Brasil ( questão da saúde pública no Brasil)
  • 3) Descarte do lixo (lixo eletrônico, reciclagem, poluição , sustentabilidade, consumismo...)
  • 4) Profissões do futuro/mercado de trabalho no século XXI/uberizaçao - (precarização ou liberdade)
  • 5) Esporte x inclusão
  • 6) Relação à criança (literacia familiar, trabalho infantil, abuso sexual, alienação parental, abandono de incapaz)
  • 7) Doação de órgãos
  • 8) Automedicação na sociedade brasileira

A docente de redação Kelly Cristine Oliveira também acredita que ter conhecimento sobre atualidades em diversas áreas é importante.

“Em função dos comentários do presidente da república sobre a última edição da prova, imaginamos que os possíveis temas gerem concordância na maioria dos participantes e não polêmica. É importante pensar nos eixos temáticos possíveis e, a partir deles, pormenorizar os temas. São eixos temáticos importantes: educação, saúde, preconceito, desigualdade, política, tecnologia, meio ambiente e cultura.”

A aposta dela para o tema da redação deste ano é a alfabetização, assuntos relacionados à área, já que esse tem sido um dos temas debatidos com mais frequência pelo Ministério da Educação.

“Eu acho o eixo temático educação bastante provável. No contexto atual, ele se relaciona bem com tecnologia, com EaD, com ensino híbrido, além disso, o enfoque que o MEC tem dado à alfabetização também tem uma abordagem científica e técnica. Mobilidade Urbana Sustentável, Segurança Pública e Comércio Virtual também têm um grande apelo“.

Na hora de escrever, o estudante deve ficar atento. De acordo com a professora Sandra Azevedo, diversas razões podem acabar anulando a redação, como:

  • Fuga ao tema
  • A não obediência ao texto dissertativo-argumentativo
  • Impropérios ou desenhos na folha de redação
  • Assinatura ou nome na folha de redação
  • Texto ilegível ou folha em branco
  • Texto escrito em língua estrangeira

Vale lembrar que os textos motivadores que são apresentados na prova não podem ser copiados.

A professora reforça que o último ano foi muito atípico e que a banca provavelmente vai exigir uma leitura mais cuidadosa.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.