MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Movimento nos hospitais de Nova Friburgo despenca em meio à pandemia de covid-19

Diminuição da procura por atendimento num hospital particular da cidade chegou a 80%; em geral, população só tem buscado auxílio em unidades hospitalares em caso de emergência

Por Matheus Oliveira
01/04/20 - 16:40
Movimento nos hospitais de Nova Friburgo despenca em meio à pandemia de covid-19 Hospital Municipal Raul Sertã tem movimento pequeno em meio ao surto do novo coronavírus | Foto: Arquivo/Frank Martins

Para diminuir a sobrecarga nas unidades hospitalares, a orientação das autoridades de saúde tem sido uma só: apenas buscar atendimento num hospital em caso de emergência. A ideia é deixar o caminho livre para que esses locais tenham capacidade de atender a demanda de pacientes com o novo coronavírus, que tende a crescer. E a recomendação parece estar surtindo efeito.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, o Hospital da Unimed suspendeu, por tempo indeterminado, todos os procedimentos eletivos, o que, segundo a unidade hospitalar, contribui para uma menor circulação de pessoas.

Ainda de acordo com a assessoria do hospital, a população também entendeu a gravidade da situação e tem evitado a ida à emergência, até mesmo pelo risco de contaminação.

Outra medida que tem contribuído para a redução do fluxo de pacientes na Unimed foi a adoção da telemedicina, para esclarecimentos e orientações médicas para os clientes, evitando que casos simples sejam levados ao hospital.

A unidade de saúde preferiu não informar o percentual de queda no movimento.

Já no Hospital Serrano, também em Nova Friburgo, o movimento diminuiu em cerca de 80%, segundo a coordenadora de atendimento, Renata Rosa.

A coordenadora afirma ainda que alguns pacientes procuram o hospital com síndrome gripal, mas sem aglomerações.

"Além disso, os exames, cirurgias eletivas e marcações foram suspensos. Os médicos eletivos só estão atendendo conforme a necessidade. O movimento diminuiu bem e a população tem respeitado o pedido de evitar aglomerações", conclui Renata.

A reportagem do Portal Multiplix também entrou em contato com o Hospital São Lucas pedindo as mesmas informações solicitadas às unidades hospitalares citadas acima, mas não houve resposta.

Atendimento no setor público

A Prefeitura de Nova Friburgo informou, por meio de nota, que o movimento no Hospital Municipal Raul Sertã “caiu bastante e que a procura não está sendo maior para o grupo de risco”. Contudo, o Executivo municipal não informou o percentual de diminuição, nem deu mais detalhes sobre a situação.

A recomendação é evitar hospitais

O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) recomendam que só deve procurar um hospital quem estiver se sentindo muito mal, com sintomas mais graves como dificuldade para respirar e febre alta (de 39°C para cima).

A regra visa reduzir a sobrecarga sobre o sistema de saúde e evitar que a pessoa contamine ou seja contaminada por coronavírus, ou por outros vírus circulantes, como a gripe H1N1, por exemplo.

Quem tiver sintomas de gripe leve ou resfriado, deve permanecer em casa. Se necessário, usar medicamentos simples para dor e febre, como analgésicos e antitérmicos.

O Ministério da Saúde também disponibiliza a central 136, em que o cidadão pode, por meio de um telefonema, ser orientado quanto ao procedimento mais adequado diante de sintomas.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.