MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Moradores de Lumiar e São Pedro da Serra exigem barreira sanitária na RJ-142

Parte da população dos dois distritos de Nova Friburgo quer o fim dos aluguéis temporários e do movimento turístico durante a pandemia

Por Isadora Jaron
29/05/20 - 14:30
Moradores de Lumiar e São Pedro da Serra exigem barreira sanitária na RJ-142 Moradores de Lumiar querem barreia sanitária no acesso à localidade | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Diante do grande fluxo de turistas que, segundo moradores, continuam alugando casas para temporada em Lumiar e São Pedro da Serra, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, parte da população dos dois distritos está exigindo uma barreira sanitária permanente na RJ-142, a rodovia de acesso à região.

Um protesto na estrada estava programado para a manhã desta sexta, 29, mas não ocorreu após pedido da Polícia Militar, a fim de evitar aglomerações.

Nova Friburgo, que contabiliza 199 casos do novo coronavírus, de acordo com o último boletim divulgado na quarta-feira, 27, pela prefeitura, proíbe novas hospedagens, entrantes e/ou reservados, em quaisquer meios como hotéis, pousadas, AirBnB, Booking.com, entre outros, desde março. Entretanto, a regra não estaria sendo cumprida.

Segundo documento enviado pelas associações de moradores de Lumiar e de São Pedro da Serra ao Portal Multiplix, o número elevado de turistas e aluguéis de casas por temporada tem afrontado às normas de saúde pública.

“Essa é a razão pela qual passamos a exigir barreiras sanitárias. Atendendo determinações de decretos, as pousadas e o comércio não essencial estão fechados. Muitos restaurantes se adaptaram às novas exigências, adotando o serviço de delivery. Todavia, ocorrem situações de desrespeito à norma, causando pânico nos moradores”, diz trecho do documento.

Sem o protesto desta sexta, as associações preparam um mutirão de ligações para a ouvidoria da Prefeitura de Nova Friburgo e para o gabinete do prefeito, cobrando as barreiras sanitárias e denunciando os aluguéis temporários irregulares e o movimento turístico.

Também foi feita uma petição online exigindo a instalação das barreiras sanitárias na entrada de Lumiar, que pode ser acessada através deste link.

O Portal Multiplix entrou em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo pedindo uma posição sobre o assunto e aguarda resposta.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.