MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Luta contra o abandono de animais marca o Dezembro Verde em Nova Friburgo

Campanha de conscientização criada no Ceará, hoje em dia, chega a diversas cidades do país com o objetivo de denunciar o abandono animal

Por Luisa Machado
12/12/19 - 09:00
Luta contra o abandono de animais marca o Dezembro Verde em Nova Friburgo Dezembro Verde luta contra o abandono de animais | Foto: Banco de Imagem

Você sabe o que é o Dezembro Verde? Desde 2015, no Brasil, o mês marca a campanha contra o abandono de animais, de pequeno e grande porte. Isso porque, no período das festas de final de ano, é mais comum que os bichinhos sejam deixados sem cuidado ou atenção.

A campanha foi criada no estado do Ceará e tomou proporção nacional. Atualmente, municípios espalhados por todo o país realizam ações, durante esse período do ano, para conscientizar a população da necessidade do cuidado com os animais.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, existem alguns grupos sem fins lucrativos empenhados em cuidar do bem-estar dos animais. Um deles é o SOS Protetores, que trabalha desde 2015 em função de proteger todos os tipos de bichos.

Para Luanna Moliari, uma das representantes do SOS, campanhas como o Dezembro Verde são boas para alertar a população de que os animais não são descartáveis.

“Eles têm sentimentos, se apegam e o abandono é um crime. As vezes as pessoas não podem ter um animal em casa, mas podem contribuir a cuidar desses animais que moram nas ruas, colocando um potinho de água e de ração ou até mesmo denunciando os maus-tratos nas ruas e até na casa de vizinhos”, comenta a protetora.

De acordo com o Conselho Regional de Medicina Veterinária, podem ser considerados maus tratos aos animais, ações de: abandono, agressão, envenenamento, manutenção em local incompatível com seu porte, em corrente ou corda muito curta, ou em exposto ao sol, e também o fornecimento de alimentação não compatível com as necessidades do animal.

É garantida pela Constituição Federal de 1988 a proteção da fauna e, na Lei de Crimes Ambientais do Brasil, é considerado crime a prática de “abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”.

No município da serra fluminense, a Subsecretaria de Bem-Estar Animal (SSUBEA) trabalha com o objetivo de cuidar de animais em situação de risco. De acordo com a Monique Malhard, que está à frente da pasta, o abandono jamais é uma opção.

“Demos início às campanhas de adoção da SSUBEA que atende, em sua maioria, animais vítimas de abandono resgatados por abrigos, grupos de proteção e protetores independentes da nossa cidade. Já foram mais de 500 animais doados em nossas campanhas”, comenta.

A prática de maus-tratos contra animais é considerada crime e fere à Constituição Federal, por isso, é necessário denunciar. As reclamações podem ser feitas nas Delegacias de Polícia, no Ministério Público e também na Subsecretaria Municipal.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.