MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Duas Barras celebra 130 anos de sua fundação neste sábado

Município da Região Serrana do Rio preserva sua história e oferece um rico patrimônio material e imaterial para moradores e turistas

Por David Massena
07/05/21 - 16:39
Duas Barras celebra 130 anos de sua fundação neste sábado Cidade de Duas Barras foi fundada em 1891 | Foto: Divulgação

Terra natal do cantor, compositor e escritor Martinho da Vila, nascido na Fazenda do Cedro, a cidade de Duas Barras foi fundada em 1891, após ser desmembrada de Cantagalo e celebra, neste 8 de maio, seus 130 anos.

Os primeiros habitantes de Duas Barras foram para a localidade no início do século XIX, e se instalaram na Fazenda Thapera que deu origem à cidade, doada pelo Padre Francisco José de Oliveira à irmandade de Nossa Senhora da Conceição, onde foi erguida uma capela. No início, formavam a aglomeração apenas ranchos e casas de palha ou pau-a-pique, destinadas a oferecer abrigo a boiadeiros e viajantes.

No final de 1836, estando a população crescida, foi dada a seu núcleo a categoria de curato. Vinte anos mais tarde, devido ao progresso verificado na região, muito em função da produção de café e da colonização suíça, foi a localidade elevada à categoria de freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Duas Barras do Rio Negro, tendo por sede a povoação de Thapera.

O nome da cidade surgiu por estar localizada entre as barras formadas pela junção dos rios Negro com Resende e, deste último, com o córrego Baú. Hoje, Duas Barras é composta de dois distritos: o da sede com a mesma denominação do município e o 2° distrito chamado de Monnerat.

A cidade teve enorme desenvolvimento no ciclo da cafeicultura e hoje, possui a segunda maior plantação de café do estado do Rio de Janeiro, nas fazendas centenárias do município.

Duas Barras tem grande potencial turístico, a partir de suas tradições culturais, gastronomia, religiosidade, pecuária, natureza e história. Seus casarios coloniais foram preservados e formam um núcleo urbano muito visitado e que já serviu como cidade cenográfica para o remake da novela Selva de Pedra, de Janete Clair, em 1986, sob a direção de Walter Avancini.

As cachoeiras e quedas d'águas são famosas na cidade, atraindo visitantes de cidades vizinhas.

Na gastronomia, a cidade é conhecida pelo seu indescritível bacalhau. Em todas as versões do prato, o antigo Restaurante Rei do Bacalhau, do saudoso Sr. Everardo, era um verdadeiro cartão postal para os turistas que visitavam Duas Barras, sem falar no presunto cru, nas rosquinhas e nos doces artesanais e caseiros, produzidos em tachos de cobre nos fogões à lenha nas cozinhas das fazendas históricas. Ainda hoje o bacalhau é iguaria de destaque nos restaurantes da cidade.

Distante 175 quilômetros do Rio de Janeiro, Duas Barras faz limite com Carmo, Cantagalo, Cordeiro, Bom Jardim, Nova Friburgo e Sumidouro, todas cidades da Região Serrana do Rio.

Onde ir e o que fazer em Duas Barras

A Casa da Cultura Themis Alvares Gomes está dividida em quatro mini-museus com os mais importantes acervos da cidade: Martinho da Vila, Folclore, Arte Popular e Sociedade Musical 8 de Dezembro. Também abriga a Biblioteca Pública Municipal, com um acervo de mais de oito mil títulos, entre coleções, revistas, livros didáticos e literários.

No Cinema Cacá Diegues, que ocupa um prédio antigo, com acomodações para mais de 100 pessoas, além das sessões de filmes acontecem palestras, apresentações teatrais e cursos. O espaço foi criado em 2005 e homenageia o cineasta Cacá Diegues. Em 2010, foi palco para o lançamento do documentário Filosofia de Vida – O Pequeno Burguês, sobre a vida e obra de Martinho da Vila, de Edu Mansur.

A tradicional e reverenciada Sociedade Musical 8 de Dezembro, a banda mais antiga de Duas Barras, completa cem anos em 2021 e seu aniversário faz parte do calendário festivo da cidade. Foi fundada pelo padre João Gonçalves de Barros e hoje, como um Ponto de Cultura, promove cursos de iniciação musical, violino, percussão, instrumentos de metal e palhetas, e atende crianças e jovens.

A Igreja Nossa Senhora da Conceição foi construída entre 1850 e 1855, custeada pelo comendador Francisco Alves Ribeiro. Entre seus ornamentos estão as imagens da padroeira da cidade, as do Sagrado Coração de Jesus e Sagrado Coração de Maria, nas laterais do altar; a do Senhor dos Passos, de Nossa Senhora das Dores e do Cristo Morto. Destaque para o quadro em azulejos do batismo de Jesus Cristo por João Batista. Com arquitetura de transição entre o barroco e o neoclássico, a igreja já passou por seis reformas. A terceira, em 1966, substituiu as telhas feitas por escravos. A Igreja faz parte do núcleo histórico tombado da cidade.

O Museu de Arte Sacra da cidade funciona no porão da igreja Nossa Senhora da Conceição. Abriga relíquias, imagens de santos e objetos que remontam ao século XVII, e que guardam a história e a cultura do município.

“Meu off Rio tem o clima de montanha...”, cantou o filho ilustre em homenagem às suas raízes.

Estátua em homenagem ao cantor Martinho da Vila Estátua em homenagem ao cantor Martinho da Vila | Foto: Divulgação

A estátua em homenagem ao cantor, compositor e escritor Martinho da Vila, pesa quase 200 quilos e tem 1,74 m de altura. A escultura é assinada pelo cartunista Ique, responsável pelas estátuas de Michael Jackson, no Morro Santa Marta, e do Chacrinha, no Jardim Botânico, ambas no Rio de Janeiro. A estátua do sambista está encravada no mirante Vale Encantado, o mirante oferece uma bela vista da região serrana e seus vales.

A Fazenda Cedro Grande é sede do Instituto Cultural Martinho da Vila, que oferece oficinas de música para crianças e jovens.

A imponente sede da Prefeitura Municipal fica em um sobrado de dois pavimentos que no passado serviu de residência à famílias de fazendeiros de café da região do Rio Negro.

O prédio funcionou como cadeia, escola pública e, por fim, tornou-se sede do governo municipal.

É possível voar em Duas Barras! Pasmem! Na Rampa Mutuca, que fica na Fazenda São Pedro, com altitude de 929 metros, voar não é um sonho. A decolagem, emocionante e segura, ocorre em rampa de grama natural com espaço para 3 parapentes.

A mais nova atração turística da cidade é o Recanto do Cruzeiro, um lugar lindo de fé e oração. Para saber mais:@recantodocruzeiro

A cidade, com população estimada em 11.169 habitantes, segundo o Censo de 2010, é um convite à tranquilidade e segurança, com atrativos nos mais variados setores.

Pela segunda vez, o aniversário de Duas barras não terá comemorações presenciais. A pandemia da Covid-19 impossibilitou a realização do tradicional desfile cívico e a prefeitura optou por não fazer eventos.

Parabéns aos bibarrenses pelos 130 anos de Duas Barras!

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.