MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Detran inicia campanha Maio Amarelo em homenagem às vítimas de trânsito

Projeto tem objetivo de desenvolver ações de conscientização para reduzir o número de acidentes

Por Redação Multiplix
04/05/21 - 12:21
Detran inicia campanha Maio Amarelo em homenagem às vítimas de trânsito Campanha quer conscientizar motoristas e reduzir acidentes de trânsito | Foto: Arquivo/João Luccas Oliveira

O Detran-RJ inicia, neste mês, a campanha Maio Amarelo, que tem como objetivo desenvolver ações de conscientização para reduzir o número de acidentes de trânsito em todo o mundo.

A autarquia seguirá o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que vai coordenar as ações em parceria com os demais órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A mensagem deste ano será a seguinte: "No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Para marcar a data, criada em 2014, com base em uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), o Detran-RJ criou uma campanha especial. Para que as mensagens de cuidado com a vida sejam bem recebidas e assimiladas pela maior parte da população, o órgão escolheu a hashtag #VAINARESPONSA para marcar as ações realizadas durante o mês.

A marca dialoga com o jeito de falar descontraído da população fluminense e sintetiza a responsabilidade que todo cidadão deve ter ao conduzir um veículo.

Em 2020, dados do Detran mostram que 19,1 mil pessoas morreram ou ficaram feridas em acidentes nas ruas e estradas do estado do Rio. Nos dois primeiros meses de 2021, 3.479 pessoas se acidentaram no território fluminense.

“São muitas vidas perdidas, causando grande sofrimento a pessoas, amigos e familiares. Muitas vezes, os acidentes são causados pela falta de pequenos cuidados essenciais, como o não uso do cinto de segurança e o uso do celular ao dirigir. É imprescindível unirmos todos os esforços em prol de salvar vidas”, afirma o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder.

Maio Amarelo

A primeira edição do Maio Amarelo aconteceu em 2014, com base em uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

Maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada, na data de 11 de maio de 2011. O laço amarelo, símbolo da campanha, tem o objetivo de chamar a atenção de todos para a questão da saúde, já que os acidentes de trânsito já são considerados, também, uma epidemia da sociedade moderna.

Os últimos dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), referentes a 2018, mostram que os acidentes de trânsito matam cada vez mais pessoas em todo o planeta. São, em média, cerca de 1,35 milhão de óbitos por ano em todo o mundo.

As estatísticas do Detran revelam que as principais vítimas do trânsito são homens jovens, entre 18 e 40 anos.

Além disso, crianças e adolescentes, de 5 a 18 anos incompletos, mesmo não sendo os agentes principais do trânsito, representam cerca de 5% das vítimas a cada ano.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.