MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Decreto torna vacinação contra Covid-19 obrigatória para servidores de Cabo Frio

Medida já está em vigor na cidade após publicação no Diário Oficial

Por Redação Multiplix
16/09/21 - 15:34
Decreto torna vacinação contra Covid-19 obrigatória para servidores de Cabo Frio Servidores públicos de Cabo Frio terão que apresentar comprovante de vacinação para trabalhar | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Um decreto publicado nesta semana pela Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, determina que todos os servidores e empregados públicos municipais apresentem um comprovante de vacinação contra a Covid-19.

A medida, divulgada através do Diário Oficial, já está em vigor na cidade e se estende aos prestadores de serviços contratados pelos órgãos e entidades da administração pública municipal, direta e indireta.

Segundo a prefeitura, quem não obedecer a determinação está sujeito a sanções, como indica o texto do decreto abaixo:

“A recusa, sem justa causa, em submeter-se à vacinação contra a Covid-19 caracteriza falta disciplinar passível de suspensão de pagamento e aplicação das sanções previstas na Lei n° 380, de 29 de outubro de 1981”.

Algumas sanções previstas na legislação do município:

  • Suspensão de pagamento
  • Advertência
  • Repreensão
  • Suspensão
  • Multa
  • Destituição de função
  • Demissão
  • Cassação de aposentadoria
  • Jubilação
  • Disponibilidade

Ainda de acordo com o documento, o cumprimento da vacinação, emitido pelo Sistema Único de Saúde (Sus), deverá ser apresentado ao titular do órgão ou da entidade em que o servidor ou empregado público estiver lotado.

O servidor e os prestadores de serviços poderão comprovar a situação vacinal regular pelo Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19, onde o documento deve ser impresso pela plataforma Conecte SUS Cidadão.

A Prefeitura de Cabo Frio informou que adotou a obrigatoriedade após considerar a Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020 que diz que, “para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus, as autoridades poderão adotar, no âmbito de suas competências, entre outras, a determinação de realização compulsória de vacinação e outras medidas profiláticas”.

O texto do documento também afirma que a vacinação é importante para erradicar e controlar doenças perigosas para a saúde pública, além de reforçar que os interesses coletivos devem prevalecer sobre os interesses individuais.

Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.