MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Considerada a cidade da trova, Nova Friburgo realiza 60ª edição dos Jogos Florais

Programação acontece de sexta a domingo

Por Sara Schuabb
24/05/19 - 10:47
Considerada a cidade da trova, Nova Friburgo realiza 60ª edição dos Jogos Florais Nos 200 anos de Nova Friburgo, em 2018, as trovas ganharam placas na Praça Getúlio Vargas, no Centro | Foto: João Luccas Oliveira

Os jogos poéticos conhecidos como trovas nasceram na Roma antiga, em festas populares em homenagem à deusa das flores, Flora. Nova Friburgo, município da Região Serrana, é considerada a cidade das trovas, por realizar, desde 1960, os “Jogos Florais”, que reúne trovadores de todo o país.

A trova tem que seguir uma métrica de quatro versos, sete sílabas cada um, rimando pelo menos o segundo com o quarto; e encerrar um sentido completo. Segundo a presidente da União Brasileira dos Trovadores (UBT) de Nova Friburgo, Elisabeth Souza Cruz, atualmente o município tem cerca de 30 trovadores, que se reúnem regularmente na sala da Oficina Escola de Arte, no antigo Fórum, e na Praça dos Trovadores, ao lado da Igreja de Santo Antônio, na Praça do Suspiro. O grupo também realiza oficinas e atividades em escolas, mostrando a importância do estilo não apenas como incentivo à criatividade poética, mas também como um acréscimo no aprendizado da língua portuguesa.

“Nova Friburgo é considerada o Oscar da Trova, o Sol da poesia, a meca dos trovadores e temos a responsabilidade perante o movimento nacional que confia demais em nosso trabalho, tudo o que acontece aqui tem repercussão. São sessenta anos de jogos florais, criados por pessoas apaixonadas que dedicaram suas vidas para dar essa dimensão à trova, e então temos que manter esse legado e precisamos cada vez mais do apoio da cidade, de unir forças para manter o brilho desse trabalho”, diz Elisabeth.

60º Jogos Florais – Jubileu de Diamante

A partir desta sexta-feira, 24 de maio, 65 trovadores de diversas regiões do país se unirão aos friburguenses para festejar a 60º edição do Jogos Florais, com uma programação repleta de atividades, que vai até o domingo, 25 de maio, em vários locais da cidade. Confira:

- 24 de maio, sexta-feira:

  • 6h - Alvorada Sertaneja – Café com broa, com Serginho Ferraz.

  • 15h – Recepção aos visitantes na Alameda das Trovas, na Praça Dermeval Barbosa Moreira

  • 16h – Visita à exposição Cidade da Trova – Projeto Comitê 200 anos, na Praça Getúlio Vargas

  • 19h – Noite dos magníficos trovadores / Lançamento do livro Resgatando Auroras, de Pedro Ornellas, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Friburgo (CDL)

- 25 de maio, sábado:

  • 10h – Oração dos trovadores, na Igreja de Santo Antônio, na Praça do Suspiro, no Centro

  • 11h – Visita à Fonte do Suspiro e à Praça dos Trovadores

  • 12h – Visita à Loja Doces Sader

  • 17h – Arte, Cultura e Lazer – Oficina Escola de Arte de Nova Friburgo

Apresentação do coral de terceira idade – Regente Joffre Evandro

Os tons do amor – voz: Domitila Beltrame e piano: maestro Joffre Evandro

Lançamento do selo da UTB

Lançamento do livro nas Rendas do meu chapéu, de Ivone Marques Moreira

  • 19h – Escolha da Musa 2019

- 26 de maio, domingo:

  • 9h30 – Sessão solene de entrega geral de troféus e certificados, na Câmara Municipal.

  • 13h – Encerramento dos LX Jogos Florais 2019


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.