MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Caso suspeito de coronavírus de Friburgo ainda não entrou na lista do estado

Secretaria de Estado de Saúde só deve atualizar dados com novos casos suspeitos no fim do dia. Seis casos no estado do Rio estão sendo investigados

Por Isadora Jaron
28/02/20 - 11:03
Caso suspeito de coronavírus de Friburgo ainda não entrou na lista do estado Seis casos no estado do Rio estão sendo investigados | Foto: Banco de Imagem

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou no fim da quinta-feira, 27, balanço com os casos suspeitos de coronavírus no estado do Rio de Janeiro. Contudo, Nova Friburgo não entrou na lista que, agora, inclui um caso suspeito na cidade de Macaé, no Noroeste do estado. Além disso, Rio de Janeiro, Niterói e Nova Iguaçu também estão com suspeitas sendo investigadas.

Em contato com a SES, o Portal Multiplix apurou que o caso de Nova Friburgo foi, sim, notificado ao estado e está sendo investigado, sem data prevista para o resultado do exame. Mas, segundo a secretaria, casos notificados e suspeitos têm diferença.

“Os notificados ainda não são considerados como caso suspeito, já que depende de avaliação de critérios definidos pelas autoridades sanitárias. E os suspeitos são casos que atendem aos critérios das autoridades e será confirmado ou descartado”, explica a secretaria.

O caso de Nova Friburgo foi divulgado pela prefeitura, na quinta, como sendo caso suspeito.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, a secretaria está em alerta para os casos suspeitos que entram em todo Rio de Janeiro. “Estamos em alerta máximo e preparados para enfrentar o coronavírus. Desde o início do ano, trabalhamos na organização de um plano de resposta eficiente e ágil para enfrentar este novo vírus", afirmou em nota divulgada no site da secretaria.

A cidade de Niterói tem dois casos suspeitos, assim como a capital. Já Nova Iguaçu e Macaé tem um caso cada.

Governo estadual tem plano de contingência

O governo do Rio entrou com um plano de contingência para evitar o surto de coronavírus no estado, definindo estratégias com workshops integrados com representantes das secretarias de saúde dos 92 municípios fluminenses e a participação de hospitais universitários, militares e privados.

Prevenção

Os sintomas do coronavírus são muito parecidos com os de uma gripe, como dor no corpo, febre, coriza, mal-estar, entre outros. Por isso, alguns cuidados de prevenção são importantes. Confira algumas dicas abaixo.

  • Evite compartilhar objetos pessoais;
  • Use lenço ao espirrar e tossir, protegendo boca e nariz;
  • Lave as mãos frequentemente ou use álcool gel quando não for possível;
  • Evite locais com muita aglomeração de gente.

O que fazer?

  • Em caso de febre constante e sintomas respiratórios, procure uma unidade médica;
  • Cubra o rosto com uma máscara, em caso de espirros e tosses frequentes;
  • Siga as orientações dos profissionais de saúde.

É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.