MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Câmara de Cabo Frio aprova mudança na Lei Orgânica que veta concessão do Mercado Sebastião Lan

Proibição vale para qualquer imóvel do município, quando o mesmo tiver uma função social

Por Mateus Marinho
20/10/21 - 16:28
Câmara de Cabo Frio aprova mudança na lei que veta concessão do Mercado Sebastião Lan Vereadores decidiram, por 12 votos a 5, o veto à concessão de imóveis que tenham função social na cidade | Foto: Divulgação/Câmara de Cabo Frio

A Câmara Municipal de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, aprovou a proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM) 004/2021, que altera o artigo 125 da lei do município. A proposta visa impedir a realização de uma Parceria Público Privada (PPP) para fazer a gestão de qualquer bem imóvel que tenha uma função social no município, como é o caso do Mercado Sebastião Lan.

O texto declara que: "É vedada a concessão de uso de bem imóvel do município à empresa privada com fins lucrativos, inclusive nos casos de contratação de Parcerias Público Privadas, quando o bem imóvel tenha uma função social".

Com isso, o Mercado Sebastião Lan continua sob a gestão do poder público, que é o responsável por fazer a reforma e manutenção do local, fechado desde 2018 devido às más condições estruturais, que colocavam em risco feirantes e frequentadores do espaço.

Por ser uma mudança na Lei Orgânica, uma segunda votação foi necessária, dez dias após a primeira. Qualquer alteração na Lei Orgânica precisa do voto favorável de dois terços dos vereadores da Casa Legislativa, e foi o que ocorreu no plenário. O placar da votação foi de 12 a 5.

No início do mês de outubro, a câmara aprovou o Projeto de Lei 371/2021. Enviado ao Executivo, o documento modifica o Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas (PPP), que passa a ter como objeto a exploração de bem público, exceto os que já estejam sendo utilizados para atividades comerciais e sociais.

A discussão acerca das PPP’s teve início após a publicação, por parte da prefeitura, de um edital de chamamento público.

Esse edital previa a abertura de procedimento de manifestação de interesse para apresentação de estudos técnicos destinados à reforma, ampliação, operação, administração, manutenção, conservação e exploração comercial de áreas e serviços do Mercado Municipal Sebastião Lan, mediante concessão.

A Prefeitura de Cabo Frio foi procurada, mas não de pronunciou sobre o assunto até a publicação desta reportagem.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.