MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cachoeiras de Macacu fica em 1º no ranking do ICMS Ecológico 2021 do RJ

Na área de cobertura do Portal Multiplix, Nova Friburgo e Búzios também estão entre os dez primeiros da lista

Por Juan Rodriguez
24/08/21 - 15:13
Cachoeiras de Macacu fica em 1º no ranking do ICMS Ecológico 2021 do RJ Reserva Ecológica de Guapiaçu, conhecida como Régua, fica localizada em Cachoeiras de Macacu | Foto: Divulgação/Régua

A cidade de Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana do Rio, alcançou a 1ª posição no ranking final do ICMS Ecológico 2021, divulgado na última semana. A vizinha Nova Friburgo, na Região Serrana, ficou em 6º lugar. Já na Região dos Lagos, o destaque é Armação dos Búzios, que ganhou a 7ª posição. A avaliação ambiental foi feita nos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro.

O ICMS Ecológico foi criado a partir da Lei Estadual n° 5.100 (04/10/2007), que reúne os seguintes critérios para o repasse dos recursos aos municípios em relação ao meio ambiente: Áreas Protegidas; Qualidade Ambiental dos Recursos Hídricos; Índice de Tratamento de Esgotos e Índice de Mananciais de Abastecimento e Resíduos Sólidos.

A Fundação Ceperj, a Secretaria de Estado do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) são responsáveis pelo ICMS Ecológico. Pela primeira vez desde 2009, quando iniciou o repasse, todas as cidades do estado vão receber recursos em 2022. Os valores totais repassados correspondem à 2,5% do valor da cota parte enviada aos municípios. 

Os repasses são proporcionais às metas alcançadas nessas áreas. Ou seja, quanto melhores os indicadores, mais recursos as prefeituras recebem. A cada ano, os índices são recalculados, oferecendo aos municípios que investiram em conservação ambiental o aumento da sua participação no repasse do imposto.

Parque Estadual do Três Picos abrange Nova Friburgo e outros municípiosParque Estadual do Três Picos abrange Nova Friburgo e outros municípios | Foto: Portal Multiplix

O município de Nova Friburgo foi reavaliado pelo estado e subiu da 13ª posição para a 6ª colocação do ranking estadual para o repasse do ICMS ecológico de 2021, ficando atrás dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Rio Claro, Silva Jardim, Mesquita e Niterói.

"A pontuação é um reconhecimento das boas práticas ecológicas realizadas no município. Estamos em 6º lugar dentre 92 municípios do estado. Esperamos avançar mais com a reativação do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Nova Friburgo, o COMMAM, e do Fundo Municipal de Meio Ambiente", destacou a secretária municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Vívian de Assis.

Na Região dos Lagos, Parque Estadual da Costa do Sol tem cerca de 9.840,90 hectaresNa Região dos Lagos, Parque Estadual da Costa do Sol tem cerca de 9.840,90 hectares | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Na Região dos Lagos do Rio, Armação dos Búzios foi a cidade melhor colocada. De acordo com o Secretário do Ambiente, Pesca e Urbanismo do município, Evanildo do Nascimento, Búzios ficou em 8° lugar no ranking provisório, divulgado em junho, e alcançou a 7ª posição no ranking final.

“Dessa forma, Búzios sobe do 10° lugar conquistado em 2020 para o 7º lugar, o que deve gerar arrecadação extra de ICMS para o município”, disse o secretário.

De acordo com a Fundação Ceperj, o processo foi afetado pelo ano pandêmico, mas mesmo diante das dificuldades, os municípios conseguiram investir em ações voltadas para o meio ambiente e aproveitar o auxílio recebido nos eventos e reuniões realizados pela Secretaria e pelo Inea.

"O resultado desse ano é muito importante. Conseguimos pela primeira vez a habilitação de todos os municípios. Nosso trabalho passa por aprimorar cada vez mais as capacitações para o ICMS Ecológico e nos aproximarmos das administrações municipais, dando apoio e auxiliando no que for necessário" afirma Yuri Maia, coordenador de Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais da Ceperj.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.