MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cabo Frio: mais de 2 mil pessoas não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19

Prefeitura convoca a população nesta semana para completar o ciclo de imunização dentro do prazo estabelecido

Por Redação Multiplix
15/06/21 - 09:49
Cabo Frio: mais de 2 mil pessoas não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 Parte da população de Cabo Frio deve retornar às unidades de saúde para tomar a segunda dose da vacina contra Covid 19 | Foto: Banco de Imagem

A Prefeitura de Cabo Frio está convocando, nesta semana, pessoas que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Levantamento atualizado do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde aponta que 2.002 pessoas que tomaram a primeira dose, e que já estão no período para aplicação da segunda, ainda não voltaram aos postos de saúde.

Segundo os dados, são 1.284 pessoas pendentes com a segunda dose da CoronaVac, e 718 pessoas, na faixa etária de 80 anos ou mais, pendentes com a segunda dose da AstraZeneca/Oxford.

Segundo o Executivo, até a última semana, 23.376 pessoas estão no período de intervalo entre a primeira e a segunda dose da AstraZeneca.

A Secretaria de Saúde esclarece que esse número vai aumentando conforme avança a vacinação no município.

O intervalo entre as doses da vacina Coronavac/Butantan é de 28 dias. Já o intervalo entre as doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz é de três meses. Caso a pessoa contraia a doença, deve-se aguardar 30 dias após o resultado do exame positivo para dar continuidade ao esquema vacinal.

A coordenadora de imunização em Cabo Frio, Patrícia Freitas, ressalta que a eficácia prometida pela vacina foi determinada de acordo com estudos que testaram com as duas aplicações.

“A segunda dose é muito importante pois aumenta a proteção contra a Covid-19 e ajuda a prolongá-la. Quem perdeu o prazo da aplicação, também deve comparecer para se vacinar. O estoque de imunização é separado em primeira e segunda dose e as vacinas ficam reservadas”, explica Patrícia.

Agendamento

Para receber a segunda dose da CoronaVac, o cidadão deve agendar a vacinação na Unidade de Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro mais próximo da residência, de terça a quinta-feira, das 9h às 16h, e na sexta-feira, das 9h às 12h.

No ato do agendamento, o cidadão deve informar nome, email, duas opções de número de telefone para contato e a data do aprazamento da vacina descrita no cartão de vacinação.

A segunda dose da vacina AstraZeneca será aplicada nas unidades de saúde específicas para a Covid-19, de terça a quinta-feira, das 9h às 16h, e na sexta-feira, das 9h às 12h.

As pessoas podem se imunizar também no drive-thru que funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 15h.

Caso a data marcada no cartão de vacinação seja em um fim de semana ou feriado, o morador deve se vacinar na semana seguinte à data agendada.

Para se vacinar com a segunda dose, o cidadão deve ter se imunizado com a primeira dose em Cabo Frio e levar o documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação com a aplicação da primeira dose.

A prefeitura reforça que o mais importante para combater a disseminação do vírus é a conscientização da população que deve evitar aglomerações, deve utilizar máscaras de proteção facial, quando houver necessidade de sair de casa e respeitar as determinações do decreto que visam garantir a saúde do cabo-friense.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.