MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Alunos fomentam a ciência e disputam torneio de robótica em Nova Friburgo

Jovens vão participar de desafio online com tema voltado para o estímulo à prática de atividades físicas

Por Juan Rodriguez
06/05/21 - 16:25
Alunos fomentam a ciência e disputam torneio de robótica em Nova Friburgo Alunos em competição realizada antes da pandemia de Covid-19 | Foto: Divulgação/Firjan Sesi

Alunos da Escola Firjan Sesi Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, vão participar do Torneio Sesi de Robótica nesta sexta-feira, 7, e sábado, 8. Neste ano, por conta da pandemia, o desafio será realizado de forma virtual.

Além de incentivar o aprendizado sobre ciência e tecnologia entre os jovens estudantes de 9 a 16 anos, a proposta foi usar a robótica para criar ideias que estimulem a prática de atividades físicas. Através de um site e um aplicativo, moradores de Nova Friburgo poderão utilizar os espaços públicos, como as academias ao ar livre, ginásios e outras áreas de livre acesso, para praticar exercícios com hora e data marcada, evitando aglomerações.

“A plataforma permitirá que a pessoa veja fotos do local, conheça a conservação dos aparelhos, tenha a localização precisa e ainda veja em tempo real a utilização dos equipamentos. Para isso, estabelecemos uma parceria com a prefeitura através do sistema integrado de câmeras da Cidade Inteligente”, explica o professor Marlon Fernandes.

Ao todo, os Titãs da Serra, equipe formada pelos alunos da Escola Firjan Sesi Nova Friburgo, já cadastraram mais de 100 espaços de atividades. A plataforma ainda permitirá a contratação de um profissional de educação física capacitado para o acompanhamento dos exercícios. Em 2020, os jovens conquistaram a 7ª colocação no torneio do Sesi Nacional com o projeto de um bueiro capaz de atuar contra alagamentos, problema comum em diversas cidades brasileiras.

O Torneio de Robótica FLL é um programa internacional de exploração científica, no qual crianças e jovens têm o objetivo de usar a imaginação e a criatividade para investigar problemas do dia a dia e buscar soluções. Os campeões da Etapa Regional vão competir em junho na Etapa Nacional. Além dos três prêmios principais, chamados de Champion’s Award, eles concorrem nas categorias Projeto de Inovação, Core Values, Design do Robô, Desafio do Robô e o Prêmio do Técnico.

As equipes podem ter de dois a dez adolescentes, com até dois técnicos maiores de 18 anos. Neste torneio, além dos 25 grupos das Escolas Firjan Sesi, participam seis equipes de colégios particulares, uma de escola pública municipal e duas de ONGs.

O público poderá acompanhar a abertura às 9h desta sexta-feira, 7, e a premiação neste sábado, 8, às 16h, ao vivo no YouTube da Escola Firjan Sesi. Para mais informações, acesse.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.