MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Agenda cultural do fim de semana celebra a diversidade da arte

Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu festejam seus aniversários neste “fimde” e, em tempos de pandemia, fazem festas virtuais; confira também os espetáculos, exposições e lives

Por David Massena
14/05/21 - 15:46
Agenda cultural do fim de semana celebra a diversidade da arte Brasileirice, da Cia Livre de Dança da Rocinha, é uma das atrações deste fim de semana | Foto: Karine Lima

Maio traz boas novas, e quantas! São muitas opções em diversas linguagens para entreter, divertir, refletir e viajar. Então, tire os pés do chão. Se jogue! Mergulhe no universo das exposições e acervos virtuais, dance em todos os ritmos e sorria.

A criançada tem programação especial com grandes músicos para pequenos e tem samba, ancestralidade, tambores e experimentos. Programação para todas as idades! Tem ciência e teatro numa mesma aventura. Forró, samba enredo, sertanejo, pop rock e cinema a céu aberto. Bora lá!?

Desde o dia 13 a plataforma de streaming do maior acervo digital de cultura negra da América Latina, o Cultne, está disponível gratuitamente. São mais de duas mil horas de programação com música, teatro, documentários, esportes, gastronomia e muito mais. Acesse e não perca nenhum minuto! Se preferir, Instagram.

O projeto “No Raso da Catarina”, que reúne o cancioneiro do Nordeste brasileiro, é apresentado pelo duo formado por Juliana Linhares e Rodrigo Garcia, moradores de São Pedro da Serra, em Nova Friburgo, no dia 14 de maio, sexta, às 20h, pelo Instagram da cantora.

Neste sábado, 15, a Cia Livre de Dança da Rocinha, apresenta o espetáculo “Brasileirices”, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da companhia: Facebook, Instagram e YouTube.

Com coreografia e direção artística de Ana Lúcia Silva, “Brasileirices” passa pela dança, canto, folclore e ritmos característicos da dança afro brasileira, como cafezal, lundu e batuque, para contar a história de um jovem que descobre que nasceu no dia que a Lei do Ventre Livre foi promulgada, mas que passou a vida inteira como escravo. Com percussão a vivo do mestre Alexandre Pires e de Kayo Ventura, “Brasileirices” retrata o período de escravidão e da formação da história do país pelo olhar do negro.

Projeto que nasceu para reverenciar o samba e seus criadores, o Sambabook abre espaço para uma série de lives com grandes nomes do gênero, batizada de Nosso Samba. Com produção e curadoria de Regina Oreiro e co-produção do Sambabook, o evento promove uma corrente de solidariedade para valorizar os artistas do samba.

No próximo sábado, dia 15 de maio, às 21h, o filho do Mestre Monarco, arranjador, compositor, instrumentista e cantor, Mauro Diniz dá continuidade ao projeto Nosso Samba em apresentação solo. Todas as lives do projeto acontecem no canal do Sambabook no YouTube, e a ideia é incentivar a prática do ingresso consciente.

Crônicas do Apartamento 20 é o novo álbum visual do cantor e compositor Marcos Sacramento, disponível no YouTube. As canções do projeto já estão disponíveis nas plataformas digitais. Concebido e realizado durante a pandemia, o álbum foi idealizado por Sacramento durante a quarentena.

Ancestralidade, arte, espiritualidade e música são marcas do trabalho de Marcelo D2. E o artista se prepara para realizar a Roda Cultural, um festival virtual entre os dias 14 e 23 de maio, que transmitirá ao vivo a produção do Volume 2 do álbum “Assim tocam os MEUS TAMBORES.” As transmissões diárias serão realizadas partir das 14h, no canal de Marcelo D2 na Twitch.

O curador de artes Samuel Graças anuncia nova mostra virtual intitulada “Poéticas”. A exposição pode ser conferida em uma galeria 3D completamente interativa e propõe ao visitante uma reflexão sobre as conexões entre o artista e a obra de arte. Não é o máximo?! Para conferir e viajar: Icone Galeria.

O Centro Cultural Light disponibiliza em seu canal no YouTube e no site Espetáculos Online a peça “Quanta Energia”, conduzida pelos cientistas malucos da Mad Science – empresa canadense líder mundial em entretenimento educativo. O espetáculo, que dura 60 minutos, é fruto da parceria da Light com a Kommitment Produções Artística e proporciona às crianças de todas as idades experiências divertidas que fazem refletir sobre a energia elétrica e como ela chega nas nossas casas. A classificação é livre e o acesso é gratuito.

O projeto Grandes Músicos para Pequenos apresenta sua segunda live do ano em parceria com o Diversão em Cena. Com direção de Diego Morais e roteiro e apresentação de Pedro Henrique Lopes, o programa vai exibir neste domingo, dia 16, às 16h, o espetáculo inédito “Playground do Grandes Músicos para Pequenos” e quadros divertidos para toda a família.

A peça virtual é dividida em blocos temáticos e instiga a imaginação infantil a viajar através das diversas sonoridades do Brasil. Na trilha sonora, estão sucessos como “Vamos Fugir”, “O Carimbador Maluco”, “Cantores do Rádio” e “Touradas em Madri”. A livezinha vai ser exibida no Facebook e no YouTube da Fundação ArcelorMittal. Depois, a live fica disponível no YouTube.

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro, através do patrocínio Ouro Instituto Cultural Vale e Petrobras, exibe a “Temporada 2021 Abertura Online”, uma programação especial da Orquestra Sinfônica (OSTM) que no mês de maio completa 90 anos de Fundação. As apresentações acontecem nas sextas-feiras, sempre às 18h, no Canal do YouTube do Theatro Municipal. Neste dia 14, será a vez do Concerto Série Mozart, com obras do compositor austríaco e de Boccherini. A curadoria da abertura da temporada é do maestro titular e diretor artístico do Theatro Municipal RJ, Ira Levin.

O espetáculo “MACACO – Relatório a uma academia” é um solo com 50 minutos de duração, gravado no Teatro Glaucio Gil, que será apresentado neste fim de semana, 14, 15 e 16, pela plataforma Funarj em casa. A peça é uma adaptação do diretor Beto Brown, a partir do conto de Franz Kafka, “Relatório a uma academia”, publicado em seu primeiro livro, em 1917, e interpretada pelo ator Eduardo Andrade. O ator, cenógrafo e artista plástico Eduardo Andrade, que levará essa adaptação para a cena, carrega uma vivência de mais de trinta anos como palhaço. Vale a pena conferir e assistir!

O compositor friburguense Bernardo Rangel lança seu novo clipe "Dançar" neste sábado, 15. O clipe, gravado em casa, convida todos a colocarem seus fones de ouvido e se soltar, sem julgamentos! Você confere no canal do YouTube, clicando aqui. Outros trabalhos do artista também estão disponíveis na plataforma.

Nomes como Roberta Sá, Xande de Pilares e Mariene de Castro vão se juntar a um time que já conta com Casuarina, Dudu Nobre, Péricles, Nilze Carvalho, Dorina, Pedro Miranda, Margarete Mendes e Mariano Maia para o evento beneficente Samba do Bem, que, este ano, terá pela primeira vez uma edição remota em razão da pandemia da Covid-19. A live vai homenagear os cem anos que Dona Ivone Lara (1921-2018) teria completado este ano. A celebração acontece neste dia 15, sábado, a partir das 19h, no canal da Casa de Francisco de Assis no YouTube. O evento levanta fundos às obras sociais da casa, em Laranjeiras, e, ao longo da exibição, doações poderão ser feitas à instituição. O ingresso custa R$ 10 e pode ser adquirido antecipadamente pelo site VoucherSeguro.

A Usina Cultural Energisa em Nova Friburgo, que tem como gestora a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e patrocínio da Energisa, dá continuidade às comemorações pelos seus 20 anos de atividades.

Neste sábado, 15, termina a exposição virtual de Rose Aguiar e no dia 16 (data de aniversário de Nova Friburgo – 203 anos) inicia a da fotógrafa Regina Lo Bianco: “Recantos e encantos de Salinas”.

É live que você quer? É o que não falta, para todos os gostos e gêneros musicais.

Na Região dos Lagos, o projeto "Araruama Cultura Online”, com o objetivo de valorizar os artistas da cidade, além de fomentar a cultura e a arte no município, apresenta nesta sexta-feira, 14, às 19h, show ao vivo da cantora Laís Alfradique. A apresentação será transmitida online na página da Prefeitura de Araruama no Facebook.

Nesta sexta-feira, 14, às 19h tem Marissol Mwaba e François Muleka e Noitada Live com o DJ Marcio Fernandes, ambos pelo YouTube.

Às 20h, o programa Friday Hour, projeto da cantora Giovana Adoracion, totalmente dedicado à música brasileira, pode ser conferido no canal da cantora e no do Mirateatro no YouTube.

Também tem César Menotti & Fabiano às 20h. Quer mais?

No sábado, 15, tem Marília Mendonça, às 20h, no YouTube.

E no domingo, 16, tem Live Show “Vamos juntos meu povo”, com Guto Intérprete, às 15h, no YouTube do Canal Friba Folia, onde o couro vai comer revisitando sambas de enredo de todos os tempos. Depois, a dica é o Festival Divinas Brasileiras - homenagem à Chiquinha Gonzaga -, às 17h, também no YouTube.

Vai ter comemoração virtual oficial para celebrar os 203 anos de Nova Friburgo. A programação começa às 9h do domingo com a cerimônia de hasteamento de bandeiras, cantoria de hinos e o pronunciamento de autoridades.

O evento terá transmissão no canal da prefeitura no YouTube.

E não para por aí. Às 14h terá live com shows de músicos friburguenses e convidados, no canal Descubra Nova Friburgo e, às 20h, uma nova live será transmitida pelo canal scapemusicbr. Sempre prestigiando os artistas residentes em Nova Friburgo.

Um cinema a céu aberto, mas desta vez a poltrona é o banco do seu carro. O Instituto Serrano de Economia Criativa (ISEC), de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, promove mais uma edição do festival Pare e Curta, neste ano em formato drive-in.

A artista plástica friburguense Madalena Bento de Mello inaugura nova exposição no Armazém Manjericão, em Mury, apresentando trabalhos em óleo sobre tela. Terças e quartas-feiras, das 13h30 às 18h30; e quintas, sextas e sábados, das 9h30 às 19h.

Na segunda-feira, 17, às 20h, Claudia Mota, primeira bailarina do Theatro Municipal e madrinha artística do Ballet Manguinhos, faz live para falar um pouco sobre a campanha “Manguinhos tá on!”, de doação de equipamentos para ajudar aos jovens do Complexo de Manguinhos a estarem conectados. No Instagram.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.