MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Desmatamento: Estado do Rio perdeu o equivalente a 100 campos de futebol nos últimos anos

Teresópolis está entre os municípios fluminenses com maior número de denúncias

Por Paula Winter
02/10/20 - 14:08
Desmatamento: Estado do Rio perdeu o equivalente a 100 campos de futebol nos últimos anos Denúncia de desmatamento e terraplanagem no mês de setembro em Teresópolis | Foto: Divulgação/Polícia Ambiental

O estado do Rio de Janeiro perdeu uma área vegetal equivalente a 100 campos de futebol nos últimos seis anos. Os dados são do programa Linha Verde, do Disque Denúncia RJ, e divulgados nessa quinta-feira.

Os municípios fluminenses com maior número de denúncias de desmatamento são Rio de Janeiro (2.611), Petrópolis (350), Maricá (235), Niterói (213), Teresópolis (158) e Angra dos Reis (154).

Desde 2015, início do levantamento, foram cadastradas mais de 50 mil informações sobre crimes ambientais. Deste número, cerca de 5.504 são exclusivamente sobre desmatamento florestal. A áreas desmatadas foram encontradas, em sua maioria, pelo Comando de Polícia Ambiental.

“Em muitas dessas ações policiais que foram iniciadas através das denúncias, os responsáveis foram identificados, detidos e encaminhados à delegacia. Talvez, se não houvesse uma denúncia que levasse a polícia a esses locais, o tamanho da degradação ambiental poderia ter sido bem maior”, informa trecho do comunicado.

Os crimes ambientais, de qualquer tipo, em todo o estado do Rio podem ser denunciados de forma anônima pelos telefones 0300 253 1177 (todo o Estado do RJ) e 2253 1177 (capital e região metropolitana) e pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”.

Mata Atlântica

Todo o estado do Rio de Janeiro está inserido na Mata Atlântica. O bioma é um dos mais ricos do mundo em biodiversidade e atualmente só possui 17% da floresta original.

A Constituição Brasileira, em seu artigo 225, definiu a Mata Atlântica como Patrimônio Nacional, e a sua conservação, proteção, regeneração e utilização foram estabelecidas pela Lei Federal nº 11.428, de 22 de dezembro de 2006, regulamentada pelo Decreto Federal nº 6.660, de 21 de novembro de 2008.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.