MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Descontos anunciados por lojas terão que estar descritos em cupons fiscais

Confira mais detalhes sobre a lei sancionada esta semana pelo governador Wilson Witzel

Por Redação Multiplix
07/11/19 - 15:01
Descontos anunciados por lojas terão que estar descritos em cupons fiscais Descontos devem estar especificados para consumidores do estado do Rio de Janeiro | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Descontos anunciados por lojas devem estar descritos nos cupons fiscais, de forma clara e individualizada, por produto. É o que determina a lei 8.603/19, dos deputados André Ceciliano (PT) e Waldeck Carneiro (PT), que foi sancionada pelo governador Wilson Witzel (PSC) e publicada no Diário Oficial do Poder Executivo, nesta semana.

O comércio varejista do estado do Rio de Janeiro fica obrigado a aplicar a regra inclusive na concessão de gratuidade condicionada a aquisição de determinada quantidade de produto ou de mercadoria diversa.

O que a lei busca evitar é que as notas fiscais exibam descontos de forma acumulada, como acontece em alguns supermercados, por exemplo, onde ao adquirir dois produtos iguais um deles tem 50% de desconto.

"Ocorre que, na maioria das vezes, o comércio varejista ao emitir o cupom fiscal, consolida todo o desconto aplicado em um espaço específico do documento, dificultando a fiscalização e o controle pelo consumidor”, diz trecho da justificativa do projeto.

Agora, a legislação obriga que, logo abaixo do item promocional, na nota ou cupom, seja inserido o valor a ser abatido referente ao desconto aplicado ou, a critério do estabelecimento, que seja emitido documento a parte detalhando os itens promocionais adquiridos e o valor real economizado.

Estabelecimentos que descumprirem a lei estarão sujeitos às sanções do Código de Defesa do Consumidor.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.