MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Defesa Civil de Cabo Frio adota nova ferramenta do Google para emitir alertas de desastres naturais

Sistema foi lançado pelo governo federal nesta terça e é totalmente gratuito para os moradores

Por Déborah Carvalho
09/06/22 - 14:49
Defesa Civil de Cabo Frio adota nova ferramenta do Google para emitir alertas de desastres naturais Agentes da Defesa Civil testam a nova ferramenta de alerta | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

A população de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, conta agora com mais um canal de alerta e proteção em caso de desastres naturais. A Defesa Civil da cidade passou a adotar a nova ferramenta de emissão de alertas no Brasil a partir da navegação na internet.

O lançamento foi feito em uma parceria entre o Google e a Defesa Civil Nacional, por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), na última terça-feira, 7. A iniciativa do governo federal permite que os internautas recebam aviso de desastres naturais, enquanto navegam na busca do Google ou no Google Maps.

Com essa nova ferramenta, ao fazer qualquer busca no site relacionada a desastres naturais ou que utilize palavras-chaves sobre o tema, os moradores de Cabo Frio receberão alertas e informações sobre possíveis áreas afetadas. O mesmo ocorre quando o usuário for utilizar o Google Maps em uma área de risco.

“Essa ferramenta é muito importante para nossa região, devido à grande frequência de turistas e com um número considerável de ocorrências de alagamentos, chuvas intensas, incêndios florestais, vendaval, granizo. Temos também uma barragem em nossa região”, explica Marcus Dothavio, Superintendente da Defesa Civil de Cabo Frio, sobre a importância da ferramenta para a cidade.

O Google já emitia alertas sobre alagamentos e inundações desde 2015 e, agora, com o novo canal será possível receber mais sete possibilidades de alertas: chuva intensa, enxurrada, deslizamento de solo, rompimento de barragem, vendaval, granizo e até incêndio florestal.

Canais de alerta

Atualmente, o governo federal oferece serviços para a população a partir do cadastro na Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap). As defesas civis estaduais e municipais enviam os alertas com informações antecipadas dos riscos de desastres e de eventos adversos para a região onde a pessoa mora por meio de SMS, Telegram e TV por assinatura.

O serviço é gratuito e para se cadastrar é necessário enviar um SMS para o número 40199, com o CEP da residência ou área que deseja monitorar. O cadastro é instantâneo e o usuário recebe uma confirmação na hora de que o celular está apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil. O Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.

Com a nova ferramenta, agora também será possível utilizar o Google.

Alagamentos em Cabo Frio

Em fevereiro deste ano, um forte temporal atingiu algumas cidades da Região dos Lagos provocando transtorno a população. Em Cabo Frio, diversos bairros ficaram debaixo d’água, moradores tiveram casas alagadas pelo acúmulo de água e vias foram interditadas.

“A emissão de alertas é uma das principais ações da Defesa Civil, antes da ocorrência de um desastre. Com essa nova ferramenta, iremos melhorar nossa capacidade de antecipação a algum acontecimento, aumentando as chances de ajudar a população em situações de crise, além de auxiliar o poder público a tomar decisões mais rápidas e priorizar as áreas mais afetas”, reforçou o superintendente da Defesa Civil de Cabo Frio.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.