MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

De chuva de meteoros a eclipses lunares: o que nos espera no calendário astronômico de 2020?

Diretor do planetário de Nova Friburgo lista alguns dos eventos astronômicos mais importantes para 2020 e divulga calendário parcial de eventos

Por Luisa Machado
06/01/20 - 17:34
De chuva de meteoros a eclipses lunares: o que nos espera no calendário astronômico de 2020? O céu de Nova Friburgo é um dos dez melhores para observar as estrelas | Foto: Acervo/João Luccas Oliveira

Que o céu do município de Nova Friburgo é fascinante, disso não dá pra ter dúvidas. Independente da época do ano, as montanhas e belezas naturais da cidade fazem dela um cenário e tanto.

Não é a toa que a cidade da Região Serrana do Rio foi citada como uma das dez melhores cidades para se observar o céu, em uma lista criada pela Revista Galileu.

Em 2020, são muitos os eventos que vão direcionar os olhares dos friburguenses para o céu, desde chuvas de meteoros, eclipses solares, lunares e até a super Lua.

Com a ajuda do professor e diretor do planetário de Nova Friburgo, Reinaldo Ivaniscka, a reportagem do Portal Multiplix listou os principais espetáculos astronômicos do ano.

Chuva de meteoros

“Elas acontecem durante praticamente todo ano, basta estar atento ao céu, mas os mais famosos são o de Perseidas, em agosto, e Geminideas em dezembro”, conta o professor.

No caso da chuva de Perseidas, os dias em que será possível vê-la no céu com menor dificuldade são 12 e 13 de agosto. Já as Geminideas, tem seu ponto ápice dos dias 13 a 15 de dezembro.

As principais chuvas de meteoros do ano acontecem nos meses de agosto e dezembroAs principais chuvas de meteoros do ano acontecem nos meses de agosto e dezembro | Foto: Banco de Imagem

Eclipse Solar

“Os eclipses solares deste ano serão dois, mas só o do dia 14 de dezembro poderá ser visto do Brasil em diferentes pontos do país”, diz Reinaldo.

O eclipse solar é um evento que acontece duas vezes durante 2020, mas só poderá ser visto em uma delas no Brasil O eclipse solar é um evento que acontece duas vezes durante 2020, mas só poderá ser visto em uma delas no Brasil | Foto: Banco de Imagem

Super Lua

“A super lua nada mais é que a lua cheia no seu perigeu, que é o local da sua órbita mais perto da Terra”, fala.

O evento poderá ser visto em três ocasiões durante o ano de 2020, e são elas nos dias 9 de março, 7 de abril e 9 de maio.

A superlua vai acontecer em três diferentes datas de 2020 A superlua vai acontecer em três diferentes datas de 2020 | Foto: Banco de Imagem

Cortejo de planetas

“A partir de abril, às madrugadas trarão um espetáculo à parte. Um cortejo de planetas (Saturno, Júpiter e Marte) e a lua, todos eles trocando de posição ao longo das noites nos meses seguintes”, explica o diretor do planetário.

Nos dias 2 e 3 de abril, o céu estará propício para a observação de Vênus, porque o planeta estará presente por mais tempo no céu. Nos dias 14 e 20 de julho, respectivamente, Júpiter e Saturno estarão em oposição ao Sol e no melhor ponto de observação a partir da Terra.

No dia 13 de outubro, será a vez de Marte, o planeta vermelho, estar mais próximo da Terra, e poderá ser observado durante toda a noite.

No dia 21 de dezembro, Júpiter e Saturno estarão em próximos um do outro, evento que acontece a cada 20 anos. Com telescópio, será possível observar os dois planetas no mesmo plano.

Marte é um dos planetas que poderá ser visto com maior facilidadeMarte é um dos planetas que poderá ser visto com maior facilidade | Foto: Banco de Imagem

Confira a programação do Planetário de Nova Friburgo em 2020

  • 25 de janeiro, às 18h – Abertura da temporada de 2020 com palestras
  • 1º de fevereiro, de 18h às 21h – Noite de observação lunar com telescópios
  • 15 e 29 de fevereiro, de 18h às 20h – Curso de identificação do céu
  • 2 de março – Abertura da exposição “Mulheres da Astronomia e Astronáutica” pelo mês das mulheres
  • 7 de março, de 18h às 21h – Noite de observação lunar com telescópios
  • 9 de março – Lua cheia no perigeu, a Superlua
  • 21 de março, de 18h às 20h – Palestra
  • 29 de março, de 9h às 11h – Domingo no planetário com sessão de cúpula e exposição

É importante lembrar que os eventos que dependem de boas condições climáticas poderão ser desmarcados de acordo com a realidade do município.

O planetário fica na avenida José Pires Barroso, na Via Expressa, e oferece atividades para escolas públicas e particulares, seguindo agendamento prévio. Mais informações pelo telefone (22) 98111-9788.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.