MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Você conhece a Juno? Vaca de presépio vira rena do Papai Noel

História mostra desafios e obstáculos para tornar o sonho realidade

Por Isadora Jaron
23/12/20 - 09:40
Você conhece a Juno? Vaca de presépio vira rena do Papai Noel Livro foi escrito na época de Natal pelo escritor João Paulo Hergesel | Foto: Arquivo pessoal/João Paulo Hergesel

Imagina uma vaca de presépio querer ser rena do Papai Noel? Parece impossível, mas com muita persistência e sem se deixar desanimar pelo preconceito e o bullying, o sonho pode se tornar realidade. Bom, pelo menos na história A vaca presepeira, livro do escritor João Paulo Hergesel, isso aconteceu.

Juno, a vaquinha atriz do presépio vivo da fazenda, tinha o sonho de ser rena do bom velhinho no Natal e, para isso, teria que aprender a voar. Não que a sua pacata vida de vaca era ruim, mas ela almejava mais. E para poder conquistar esse desejo, ela precisou trabalhar no Carnaval, na Páscoa e também em festas juninas.

No mundo da literatura vale tudo e, com isso, João Paulo tornou possível o sonho da vaquinha Juno. Mas, com a história, o escritor conseguiu criar uma nova imagem para um personagem que não é visto com tanta importância no presépio tradicional.

“O livro foi escrito na época de Natal, então acredito que a "magia" da época tenha ajudado na concepção da história. Tudo começou com uma observação ao presépio que havia na sala de casa. Fiquei me perguntando: e se a vaca fosse protagonista da história? E assim surgiu a Juno, protagonista do livro”, destacou João Paulo.

O escritor é nascido em Sorocaba, São Paulo, e com a história A vaca presepeira, lançada em 2018, ganhou o prêmio Barco a Vapor, promovido pela Fundação SM, em nove países, como Brasil, Chile, México, Argentina, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Peru e Espanha, que “visa revelar novos autores, estimular a criação literária nacional e propiciar aos jovens leitores o acesso a textos inéditos e de qualidade”.

“Para o prêmio, inscrevi a obra inédita que acabou ocasionando na publicação do livro e o contrato com a SM Edições”, explicou o escritor

Na caminhada até o Papai Noel, Juno vai necessitar de muita paciência e determinação e não poderá se abater pelo preconceito que sofrerá até conseguir conquistar seu sonho.

“A principal mensagem é jamais desistir dos sonhos, por mais complicados e inalcançáveis que possam parecer. Juno, nossa vaca de presépio, queria ser rena de Papai Noel e não desanimou com o descrédito e as chacotas que recebeu, inclusive dos amigos. É uma metáfora da vida: há tanta gente dizendo que não vamos conseguir, que nossa missão é driblar esses obstáculos”, acrescentou João Paulo.

O livro ainda é um sucesso e muito bem recebido pelo público que se encanta com a história de Juno.

“O retorno que tive das crianças (e também de adultos) é sempre positivo. Consideram uma história lúdica, cheia de trocadilhos e com um humor, mesmo nas cenas mais dramáticas. A maior aceitação, acredito, veio já com a publicação: o livro foi publicado pela SM Edições por ter sido o vencedor do Prêmio Barco a Vapor, um dos mais relevantes para a produção literária infantojuvenil no Brasil. Para se ter uma ideia, A Vaca Presepeira concorreu com mais de mil obras e passou por dois júris para se tornar a história vencedora da edição”, finalizou o escritor.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.