MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Sociedade Musical Campesina Friburguense comemora 150 anos

História da instituição se mistura com a da cidade. Entrega de títulos e concerto marcam a comemoração do aniversário de 150 anos da banda

Por Luisa Machado
06/01/20 - 09:16
Sociedade Musical Campesina Friburguense comemora 150 anos Campesina Friburguense foi fundada em 1870 e hoje comemora 150 anos | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A história do município de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, pode ser contada através de pessoas, páginas e, é claro, através de instituições que marcaram diversas gerações. É o caso da Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense.

Há 150 anos, em 1870, a tradicional banda e escola de música da cidade era fundada, por um grupo de republicanos abolicionistas liderado pelo Major Augusto Marques Braga, e que teve como primeiro maestro o mestre Presciliano José da Silva.

A Campesina faz aniversário nesta segunda-feira, dia 6, e a comemoração vai acontecer na sua sede, localizada na avenida com o mesmo nome da instituição, no Centro da cidade, às 19h30.

Além da entrega de títulos de honra, também vai acontecer um concerto com participação dos membros da banda friburguense, regidos pelo maestro Marcus Almeida.

De acordo com o atual presidente, Carlos Magno, conhecido na cidade como Maguinho, a Campesina traz representatividade não só para a cidade, mas para todo o Brasil.

“A Campesina sempre foi o lar de bons músicos, é uma instituição beneficente e tem uma história rica e forte. Temos ex-alunos na Orquestra Sinfônica Brasileira, nas três forças armadas, no Corpo de Bombeiros, na Polícia Militar e no exterior”, comenta.

Maguinho está no cargo superior da instituição há 14 anos, legado que ele pretende passar para frente em breve. De acordo com o presidente, é com orgulho que ele divide o espaço com amigos no palco da banda.

“O mais antigo de nós é o Seu Luiz, que é trompetista, e mesmo com a idade avançada ele não larga o instrumento e nem a Campesina. Eu sou o quarto integrante mais antigo e esse legado muito forte vou deixar pro meu sucessor”, conta.

A Campesina tem uma Escola de Música que funciona na Usina Cultural Energisa, no Centro da cidade. As aulas são gratuitas para instrumentos de banda, teoria musical, instrumentos de sopro e percussão.

Antes que o músico interessado ingresse oficialmente na banda, existe um processo de aprendizagem e seleção. Para fazer parte da família, é preciso muita força de vontade e amor à música.

“Existe um processo, que passa pela teoria musical, as aulas práticas em que a pessoa escolhe o instrumento que vai se especializar e depois o aluno passa pela Banda Escola, que é um degrau para a Banda Campesina Friburguense”, explica Maguinho.

Para se inscrever nas aulas de música da Sociedade Musical Campesina Friburguense e também fazer parte dessa história centenária, basta entrar em contato com a instituição através do telefone (22) 2522-2410, ou pelo endereço de e-mail secretaria@campesinafriburguense.com.br.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.