MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Projeto "Janelas Literárias" e exposições culturais podem ser visitadas de forma presencial Friburgo

A programação das atividades é gratuita; confira

Por Natalia Amorim
15/02/22 - 11:37
Projeto "Janelas Literárias" e exposições culturais podem ser visitadas de forma presencial em Friburgo Escritor Cristiano Victor foi o primeiro a participar do lançamento do projeto Janelas Literárias | Foto: Cristiano Victor/ Arquivo pessoal

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, é um celeiro de grandes artistas. E no período em que se celebra os cem anos da Semana da Arte Moderna, a cidade conta com dois grandes projetos culturais.

O primeiro é o "Janelas Literárias", da Secretaria de Cultura, que prevê a divulgação de trabalhos com a contrapartida da lei Aldir Blanc. O segundo são as três exposições presenciais na Usina Cultural, no centro da cidade.

Sem contar ainda um evento especial, que acontecerá no fim deste mês, também no local: um Cortejo Brincante de Carnaval.

Projeto Janelas Literárias

O projeto "Janelas Literárias" foi lançado nesta segunda-feira, 14, e seguirá até sexta, dia 18, na Biblioteca Municipal Maria Margarida Liguori, no centro. Ele acontece sempre das 15h às 16h, com base na formação e ampliação da literatura, através de encontros literários com escritores, identificação de autores e fomento do setor literário com expressão cultural na cidade. A programação é gratuita.

Programação

  • 14/02 Cristiano Victor - lançamento e palestra do livro de contos “Sobre Acidentes de Ódio”

  • 15/02 Ana Beatriz de Castro Manier - "Te Ajudarei a Ir Se Quiseres"

  • 16/02 Thales Amaral – Literatura para todos os públicos

  • 17/02 - Andréia Figueira Reis - romance - Herança Celta

  • 18/02 Márcia Lobosco - Projeto “Juntas & Diversas” - literatura, cultura e educação

Usina Cultural tem três exposições

Desde a última semana, estão em exposição, na Usina Cultural, trabalhos dos artistas Mario Valdanini, Ignacio Zamudio e Pedro Wrede. Os trabalhos poderão ser conferidos até o dia 25 deste mês.

Biografia dos artistas

  • Ignacio Zamudio é artista plástico, natural do município de El Tambo, Nariño, na Colômbia. Atualmente vive e trabalha no Estado do Rio de Janeiro, onde tem seu atelier, no qual pratica a docência, desenvolve a pintura, a cerâmica utilitária e a escultura.

Trabalhos do artista plástico podem ser conferidos na Usina Cultural até o dia 25Trabalhos do artista plástico podem ser conferidos na Usina Cultural até o dia 25 | Foto: Divulgação/ Usina Cultural

  • Pedro Wrede nasceu em 17 de setembro de 1952 no Rio de Janeiro, é músico e Artista Plástico autodidata.

Pedro Wrede mostra sua experiência por meio das telas e cores Pedro Wrede mostra sua experiência por meio das telas e cores | Foto: Divulgação/ Usina Cultural

  • Mario Valdani nasceu em São Paulo e aos 17 anos foi morar em Nova Friburgo, cidade em que viveu até sua morte (27/09/2021) e pela qual era apaixonado. De família italiana, teve o primeiro contato com artistas ainda criança, ao morar na casa de um escultor durante a infância. Aos 24 anos, aprofundou seus estudos em cerâmica, gravura e escultura na Escola Nacional de Belas Artes, da UFRJ.

Mario Valdani (in memoriam) teve seu primeiro contato com a arte ainda criança.Mario Valdani (in memoriam) teve seu primeiro contato com a arte ainda criança. | Foto: Divulgação/ Usina Cultural

Cortejo Brincante de Carnaval

A Companhia Arteira foi escolhida para uma “temporada de residência artística” na Usina Cultural, que terá início no dia 26 de fevereiro, a partir das 15 horas, com um Cortejo Brincante de Carnaval, que terá três intervenções de 40 minutos cada. Toda a programação da temporada será divulgada nas redes sociais do grupo e da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho (FCOJB). A última atividade está marcada para 30 de abril.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.