MENU

Portal Multiplix

Praça das Colônias de Nova Friburgo tem atividades abertas ao público

Seis salas da praça estão desenvolvendo atividades como cursos de línguas, festas, saraus e curso de pintura

Por Sara Schuabb
22/02/19 - 14:50
Praça das Colônias de Nova Friburgo tem atividades abertas ao público Seis salas da praça estão desenvolvendo atividades como cursos de línguas, festas, saraus e curso de pintura | Foto: Divulgação/Ascofri

Com o objetivo de fortalecer a identidade cultural do município a partir do vínculo com os dez povos formadores que vieram para a região, a Praça das Colônias, no Suspiro, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, mesmo sem estar funcionando oficialmente, está oferecendo atividades abertas ao público em algumas salas.

Segundo o presidente da Associação das Colônias de Nova Friburgo e da Sala da Espanha, Alex Alfaya, o espaço é uma concessão pública, porém a manutenção é feita por trabalho voluntário de cada representante dos dez países e por meio de recursos arrecadados pelos eventos realizados. O espaço foi reaberto em julho de 2018, mas a inauguração oficial da praça só deve ocorrer em maio deste ano, mês de aniversário do município. Enquanto isso, a divulgação das atividades está sendo feita por uma página no Facebook.

“A Praça das Colônia está em transição. Ficou fechada por sete anos após parte da estrutura ter sido destruída na enchente de 2011 e, no momento, o espaço está dependendo da licença do Corpo de Bombeiros para realizar eventos de grande porte. Mas, mesmo assim, vamos fazendo as atividades possíveis até tudo estar pronto para a inauguração. Dentre os trabalhos culturais e educacionais que desenvolvemos para manter as origens da cidade, adotamos dez escolas municipais e passamos um mês contando a história de cada país fundador para as crianças.”, diz.

Confira a programação de seis salas que estão desenvolvendo atividades:

- Sala da Suíça

De acordo com o presidente, Geraldo Thurler, estão acontecendo ensaios gratuitos de dança folclórica às quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 20h.

A Sala da Suíça também oferece aulas gratuitas de francês, em parceria com ex-alunos da Aliança Francesa, às quartas, a partir das 20h. No momento as vagas estão lotadas, mas, de acordo com a demanda, há possibilidade de estender o curso.

- Centro Cultural Teuto Friburguense

Segundo o presidente, Edmilson Schineid, estão abertas as inscrições para aulas de alemão, que devem começar em março. O curso acontecerá às sextas-feiras, às 10h e às 18h, e a aula de conversação às quartas-feiras, às 15h, com investimento de R$ 100.

O centro cultural também oferece curso de pintura camponesa de Bauermalarei, às terças-feiras, das 15h às 17h, por R$ 120,00, e ensaios gratuitos de dança alemã todas as segundas-feiras, às 10h e às 18h.

- Casa da Aústria

De acordo com a presidente da Casa da Áustria, Lola Vonbun, o espaço está em processo de arrumação e deve ser aberto em abril deste ano. Segundo Lola, a casa recebeu um acervo de livros da Áustria para a composição de uma biblioteca. O espaço também terá um piano e haverá ampla divulgação da música clássica folclórica austríaca. Atualmente, também estão desenvolvendo uma parceria com a escola de Salinas Alcides Brantes, com uma banda que reúne 40 alunos flautistas.

- Colônia Pan-Africana/Ysun-Okê

A Colônia Pan-africana Ysun-Okê organiza suas atividades a partir de um calendário de datas comemorativas realizando saraus poéticos, palestras, rodas de capoeiras, lançamento de livros de autores negros, dentre outras ações afins. E a divulgação é feita pelas redes sociais.

Atualmente, no espaço também está acontecendo ensaios de um grupo de dança contemporânea. E, segundo a presidente da Colônia Pan-Africana, a ideia é abrir, em breve, o espaço de sexta a domingo para receber também os turistas.

Calendário de datas comemorativas da Colônia Pan-Africana/Ysun-Okê:

-21/03 - Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

-13/05 - Dia Nacional de Denúncias contra o Racismo

-25/07 - Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha

-20/09 - Aniversário do Centro Cultural Afro brasileiro Ysun-Okê

-11/11 - Dia de Comemoração da Independência de Angola

-20/11 - Semana da Nacional da Consciência Negra

-2/12 - Dia Nacional do Samba

-8/12 - Dia Nacional da Umbanda

- Sala do Japão

A colônia japonesa vai comemorar nos dias 26, 27 e 28 de abril a Festa do Japão com exposição, danças típicas e apresentação de artes marciais.

O espaço também pretende oferecer, a partir de março, oficinas de origami e de aulas de japonês.

- Associação Cultural Líbano-Friburguense

Segundo o presidente da associação, Marco Antonio Gastim, as atividades terão início em março deste ano. A programação contará com eventos gastronômicos, apresentação de danças e poesias árabes e comemoração do Dia Nacional do Líbano, em 22 de novembro, em que haverá o hasteamento de bandeiras.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.