MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Organizadores do evento “A Árvore que dá livros”, em Friburgo, começam a receber doações

Iniciativa, criada em 2012, consiste na montagem de uma árvore de Natal feita com livros doados que podem ser levados pelos participantes

Por Matheus Oliveira
28/11/18 - 12:50
Organizadores do evento “A Árvore que dá livros”, em Friburgo, começam a receber doações Evento “A Árvore que Dá Livros” busca espalhar o espírito de partilha do Natal e incentivar o hábito da leitura em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Com o objetivo de incentivar a leitura e aproveitar o espírito de partilha, que marca o período natalino, um grupo de amigos friburguenses promove a 7ª edição do evento “A Árvore que dá livros”, no dia 15 de dezembro, na Praça das Colônias, no Suspiro. O evento consiste na montagem de uma árvore de Natal feita somente com livros doados pelos moradores da cidade. As obras que compõem a árvore serão disponibilizadas a todos os presentes no evento, que poderão escolher aqueles de sua preferência.

Uma das organizadoras do evento, a jornalista Luisa Machado falou sobre o que motiva a iniciativa.

“O evento é uma forma de incentivo à leitura na cidade, e somado ao espírito de doação e gentileza, típico do Natal, nós montamos a árvore com a ajuda da comunidade e para a comunidade. Também é uma forma de deixar nossa cidade mais bonita e divertida nessa época do ano”, declarou.

Neste ano, a arrecadação dos livros acontece até o dia 13 de dezembro. Os postos de coleta são:

  • Edifício Amazonas - Rua Marques Braga, nº 7, de segunda-feira a sábado, das 7h às 20h;

  • Usina Cultural Energisa - Praça Getúlio Vargas, nº 55, de terça à sexta-feira, das 13h às 18h;

  • Espaço Ganesha - Av Comte Bittencourt, nº 88, das 8h às 18h;

  • Bar América, de segunda a sábado, a partir das 16h;

Histórico

A primeira edição do evento aconteceu em 2012, e contou com a doação de mais de mil livros, com cerca de 600 sendo distribuídos para a população. Os livros que não foram levados pelos friburguenses, foram doados para o Lar Abrigo Amor a Jesus.

Resultado final da montagem da árvore em uma das edições do eventoResultado final da montagem da árvore em uma das edições do evento | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Com o êxito da iniciativa, a segunda edição aconteceu no ano seguinte, na escadaria do Antigo Fórum, na Praça Getúlio Vargas. No total, mais de mil livros foram arrecadados e doados para pessoas que estavam presentes na desmontagem da árvore. Na ocasião, os livros que sobraram foram enviados para a Catedral São João Batista, para serem utilizados em um projeto de leitura e sopão para famílias carentes.

Na terceira montagem da Árvore que Dá Livros, em 2014, a arrecadação dobrou em relação às edições anteriores e dois livros foram doadas à comunidade friburguense.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.