MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo terá a 5ª edição do Encontro de Vinil no próximo sábado

Evento contará com a exposição de acervos e comercialização de algumas unidades dos antigos discos

Por Redação Multiplix
06/11/18 - 16:38
Nova Friburgo terá a 5ª edição do Encontro de Vinil no próximo sábado Encontro de Vinil fará um retorno ao passado ao relembrar a era dos discos. | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Relembrar grandes fases da música nacional e manter viva uma longa tradição. Assim pode ser definido o Encontro de Vinil, que terá sua 5ª edição acontecendo, no próximo sábado, dia 10 de novembro, das 12h às 20h, em Nova Friburgo. O evento, que tem entrada franca, será na Usina Cultural Energisa (Rua Dante Laginestra – Centro).

No local, estarão presentes colecionadores que, além de expor alguns discos, venderão exemplares de seus acervos. O 5º Encontro de Vinil celebrará ainda o Dia Nacional da Cultural, comemorado no último dia 5 de novembro. 

Segundo a jornalista Scheila Santiago, organizadora do encontro, é cada vez mais difícil encontrar amantes do vinil que queiram vender seus acervos, pois os mesmos possuem um valor simbólico e saudosista.

“A cada dia está mais difícil reunir amantes do vinil que querem vender, pois quem ainda tem os discos guarda com muito carinho, mesmo não sendo mais a mídia preferida da maioria. Mas há sempre um dia em que colocar as mãos nos famosos ‘bolachões’ é uma verdadeira viagem no tempo. E é por isso que nos reunimos todos os anos”, declarou.

“Como no local haverá um toca-discos, serão oito horas escutando apenas discos de vinil, que devem estar em bom estado de conservação e limpos, para não danificar a agulha, principalmente, pois em Nova Friburgo é muito difícil encontrar quem conserte esse tipo de equipamento”, complementa Scheila.

Os expositores do evento serão: 

  • Kleber dos Santos - Nos finais de semana vende discos, fitas K7 e DVDs de música na Praça Getúlio Vargas

  • Eudes Cordoeira - que tem programa musical na Rádio Friburgo AM

  • Marcelo Motta - que sempre seleciona alguns discos para a venda

  • ‘Família Preguinho’- que leva discos de vinil de diversos gêneros

  • Jorge do ‘Livro’ - conhecido também por vender discos de vinil na Avenida Alberto Braune

  • Jerry Adriane Dutra - que participa dos encontros desde a primeira edição

  • Jean ‘King’, que possui uma loja de artigos musicais

  • Froter's e Marcelo Fenix – estreantes desta edição

Vinil

O Disco de Vinil surgiu na década de 40, com o intuito de reproduzir músicas, principalmente das grandes estrelas do rádio, através de um toca-discos. O artefato tornou obsoleto os antigos discos de goma-laca de 78 rotações por minuto (RPM).

O disco contém ranhuras em espiral que conduzem a agulha do toca-discos da boda externa até a o centro em sentido horário. Os tipos de vinil são: LP, EP e Máxi.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.