MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

FriCine: 9ª edição do festival ocorre entre 13 e 20 de março de forma virtual

Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo, amparado pela Lei Aldir Blanc, homenageará o cineasta Vladimir Carvalho

Por Redação Multiplix
11/03/21 - 13:48
FriCine: 9ª edição do festival ocorre entre 13 e 20 de março de forma virtual FriCine vai ocorrer entre 13 e 20 março; festival vai homenagear o cineasta Vladimir Carvalho | Foto: Divulgação/FriCine

A 9ª edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo, o FriCine, será realizada de 13 a 20 de março, totalmente online, e terá como homenageado o cineasta Vladimir Carvalho.

O FriCine, amparado pela Lei Aldir Blanc de apoio à cultura, foi aprovado pelo edital "Fomenta Festival", através da Agência de Gestão do Polo Audiovisual de Nova Friburgo e Região (SerraAção), com patrocínio dos governos Federal (Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo) e do Estado do Rio de Janeiro (Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa).

O festival, que vem sendo organizado desde o ano passado, recebeu no período de 5 de julho a 10 de agosto 2.230 filmes de 107 países localizados em cinco continentes. Deste total, foram selecionados cerca de 100: Brasil (31), Itália (7), Espanha e Iran (5), Argentina (4), Rússia e UK (3), Turquia, Austrália, México, EUA e Bélgica (2), entre outros.

Como em edições anteriores, o evento contará com ‘Voto Popular para o Melhor Filme’, escolhido pelo público, independente da metragem (curta, média ou longa), sendo que desta vez a votação ocorrerá na própria plataforma de exibição.

Após o encerramento de cada filme, uma ‘cédula’ será disponibilizada para a avaliação do público.

Os filmes também serão avaliados pelo Júri Oficial, composto por 6 profissionais do audiovisual e/ou ambientalistas, que com seus votos escolherão os melhores filmes em cada categoria.

E tanto o Melhor Filme pelo Júri Popular, quanto os escolhidos pelo Júri Oficial, receberão o Troféu Alcantarea Imperialis, criado pelo artista plástico Mário Moreira.

Além da exibição dos filmes, o FriCine realizará painéis, debates e oficinas em seu canal do YouTube. Os debates ocorrerão de 14 a 17 de março, às 17h, com exceção do encontro com o homenageado do festival, Vladimir Carvalho, que será no dia 15, segunda-feira, às 19h. Já os painéis estão programados para ocorrer nos dias 18 e 19, às 19h.

Segundo a produção, foram escolhidas plataformas digitais que oferecem controle e segurança aos direitos autorais das obras e mais informações serão compartilhadas nas redes sociais do festival, além do site www.fricine.com.br. No endereço, o interessado em participar poderá encontrar toda a programação (sujeita à alteração).

Vladimir Carvalho

O homenageado da 9ª edição do FriCine é Vladimir Carvalho, um dos nomes mais importantes do cinema brasileiro e figura essencial para a cinematografia brasiliense.

Dono de memória prodigiosa e lucidez invejável, a trajetória desse paraibano de voz de profeta e simpatia sem fim, se confunde com a parte da história do cinema nacional.

Chamado pelo cineasta baiano, Glauber Rocha, de o “Vertov da caatinga” – documentarista experimental russo do início do século passado –, Vladimir foi um dos pioneiros da sua arte na Paraíba, flertou com a turma do Cinema Novo e sentiu o peso dos anos de chumbo da ditadura nos ombros, quando seu primeiro longa-metragem, “O País de São Saruê”, foi limado de um festival, em 1971.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.