MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Euterpe Lumiarense fará homenagem a Pixinguinha, neste sábado, 6

Apresentação será no Coreto de Lumiar e contará com a abertura da banda Moderna Boemia

Por Redação Multiplix
05/04/19 - 12:46
Euterpe Lumiarense fará homenagem a Pixinguinha, neste sábado, 6 Integrantes da Banda Euterpe Lumiarense após apresentação em Lumiar | Foto: Divulgação/Euterpe Lumiarense

Um dos maiores compositores brasileiros, que incorporou o choro como um gênero de música popular instrumental, Pixinguinha, será homenageado neste sábado, 6 de abril, às 19h, pela centenária Banda Euterpe Lumiarense, que fará uma apresentação no coreto da Praça Carlos Maria Marchon, no distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio.

A Euterpe é composta por 14 instrumentistas, de 18 a 60 anos, que tocam saxofones, clarinetes, trompa, tuba, flauta transversa, bateria, trompete e trombone.

A abertura da apresentação ficará por conta da banda friburguense de choro Moderna Boemia, que também tocará clássicos exclusivo do maestro. “Vamos fazer uma homenagem antecipada ao dia do choro, que é comemorado em 23 de abril, data de aniversário do Pixinguinha”, diz Sérgio Prata, integrante da banda e diretor da Euterpe Lumiarense.

Segundo Sérgio, “o gênero musical surgiu no Rio de Janeiro em meados do séc. XIX, resultado da fusão entre a polca, que era a música dos salões imperiais, com as de gêneros africanos tocados nas senzalas, particularmente o lundu, destacando-se, também, por ser um gênero instrumental. Atualmente, temos grupos de choro em vários países, como EUA, França, Itália, Espanha, Portugal e especialmente no Japão”, conta.

De acordo com a organização do evento, se no sábado chover, as apresentações acontecerão na sede da banda, localizada na mesma praça.

Pixinguinha (1897- 1973)

O carioca Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido como Pixinguinha, foi um maestro, flautista, saxofonista, compositor e arranjador brasileiro. É considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira, contribuindo para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.