MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Conferência da Cidade é marcada por homenagens e referências históricas, em Cantagalo

Evento contou com palestra que teve o tema “O Catolicismo na Ocupação das Novas Minas de Cantagalo: Uma História de Desacato e Desagravo ao Santíssimo Sacramento”

Por Matheus Oliveira
11/03/20 - 16:51
Conferência da Cidade é marcada por homenagens e referências históricas, em Cantagalo Coordenador do curso de pós-graduação em história da UniRio e coordenador do Centro de Memória, Anderson José de Oliveira, recebeu o título de cidadão cantagalense | Foto: Amanda Tinoco

O aniversário de Cantagalo, celebrado na última segunda-feira, 9, teve como um dos seus pontos altos a 3ª edição da Conferência da Cidade, realizada na Câmara de Vereadores do município. Na ocasião, foram homenageados o professor doutor Anderson José Machado de Oliveira, palestrante da noite, e o psiquiatra e escritor Henrique Bon.

O evento, organizado pela Câmara Municipal e pelo Centro de Memória, Pesquisa e Documentação de Cantagalo (CMPD-CAN), teve como tema: “O Catolicismo na Ocupação das Novas Minas de Cantagalo: Uma História de Desacato e Desagravo ao Santíssimo Sacramento”.

A mesa contou com a mediação da professora doutora Sheila de Castro Faria e do professor João Bôsco de Paula Bon Cardoso.

Anderson José Machado de Oliveira, coordenador do curso de pós-graduação em história da UniRio e coordenador do Centro de Memória, ganhou o título de cidadão cantagalense. Por sua vez, Henrique Bon, psiquiatra e escritor, recebeu o Diploma de Mérito Cultural e Histórico Cantagalense.

Escritor Henrique Bon discursa durante entrega do Diploma de Mérito Cultural e Histórico CantagalenseEscritor Henrique Bon discursa durante entrega do Diploma de Mérito Cultural e Histórico Cantagalense | Foto: Amanda Tinoco

Segundo o professor Wesley Gonçalves, a palestra apresentada pelo coordenador Anderson contou detalhes das aventuras do garimpeiro Mão de Luva e seu bando, com integrantes como José Gomes, e que carregavam uma hóstia consagrada. Tal atitude era vista como um desacato pela Igreja Católica.

“Com essas informações, segundo a palestra, a Inquisição veio ao Brasil em busca do Mão de luva e seu bando. Eles capturaram o José Gomes e procuraram o Mão de Luva, mas não o encontraram. Nessas buscas, eles registraram a mineração e as roças do território da cidade de Cantagalo”, conta Wesley, revelando que José Gomes acabou entregando Mão de Luva após ser torturado em Lisboa.

Sobre Cantagalo

Cantagalo possui cerca de 20 mil habitantes, de acordo com o IBGE. A cidade é dividida nos distritos sede, Santa Rita da Floresta, Euclidelândia, São Sebastião do Paraíba e Boa Sorte. Tem como vizinhos os municípios de Cordeiro, Macuco e Trajano de Moraes.

O centro de Cantagalo é rico em construções históricas do ciclo do café no Vale do Paraíba como a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, com painéis do artista plástico italiano Antônio Maria Nardi; o Palacete do Gavião, a cerca de 2 km do centro, que pertenceu ao Barão de Nova Friburgo, Clemente Pinto; a Casa de Euclides da Cunha, museu dedicado ao autor do clássico “Os Sertões”, escritor nascido no município; e a Fazenda São Clemente, com arquitetura eclética de elementos neoclássicos, localizada em Boa Sorte, 5º distrito do município.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.