MENU

Portal Multiplix

Autor teresopolitano lança livro sobre a história de Teresópolis

Obra conta sobre a formação do município desde a colonização, além de citar informações sobre a criação do hino, da bandeira e de personalidades notórias da cidade

Por Luisa Machado
26/11/19 - 15:28
Autor teresopolitano lança livro sobre a história de Teresópolis Livro sobre o município de Teresópolis será lançado nesta terça-feira | Foto: Divulgação/Wanderley Peres

Quem nunca quis ter a história retratada em um livro? Teresópolis, na Região Serrana do Rio, ganha nesta terça-feira, dia 26, um material exclusivo de pesquisa sobre o município, escrito por um morador da cidade.

O livro Conhecendo Teresópolis, escrito pelo jornalista e pesquisador Wanderley Peres, será lançado com o objetivo de contar aos moradores e turistas curiosidades e detalhes sobre o local desde antes da sua emancipação.

São 43 capítulos em uma obra que conta a história da cidade desde a colonização, pelos ingleses, passando pela emancipação do município, em 1981, e segue para a formação do município, até chegar ao que é hoje.

O meio ambiente também é um assunto muito presente na obra. Capítulos inteiros são dedicados aos rios, montanhas, fontes e belezas naturais do município, assim como os bairros, distritos, estradas e caminhos de Teresópolis.

Além de narrar a estruturação da cidade, desde os aspectos políticos, culturais, sociais, ambientais etc., o objetivo do autor é que a obra seja utilizada, também, como material para escolas, já que o ensino da história do município é obrigatório.

“O livro é didático, voltado para as escolas, professores e alunos. Os capítulos são divididos em nove temas: A origem de Teresópolis; Descobrindo Teresópolis; Recursos naturais do município; A organização municipal; Os símbolos municipais; O desenvolvimento; Diversão e trabalho; Patrimônio, Cultura e Arte; e Personalidades da história local”, conta Wanderley.

O lançamento acontece nesta terça-feira, dia 26 de novembro, a partir das 18h30. O evento acontece no auditório da Universidade Estácio de Sá que fica na rua Nilza Chiapeta Fadigas, na Várzea.