MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cuidados com os animais durante o inverno

Veja formas de ajudar o seu pet a enfrentar a estação mais fria do ano

Por Matheus Oliveira
16/07/18 - 09:47
Cuidados com os animais durante o inverno gato tirando seu cochilo tranquilo. | Banco de imagens

Com a queda da temperatura e diminuição na umidade, os cuidados com os animais devem aumentar no inverno. Isso porque os bichanos sofrem com as mudanças climáticas e podem ter problemas como doenças respiratórias, osteoarticulares e oculares. Para evitar essas doenças, algumas dicas são importantes:

Vacinas - A estação mais fria do ano é propícia para a manifestação de pneumonias bacterianas. Assim, é importante estar com as vacinas em dia ou evitar passeios em locais com muitos animais. Também pode ser contraída a traqueobronquite infecciosa canina, conhecida também como tosse dos canis.

Proteção – Para proteger os pets do frio e das chuvas, é essencial ter casinhas, cobertas e roupas. Na hora dos passeios, além de vestir os animais, é recomendado que se dê preferência a locais em que não sejam expostos ao vento e a chuva. Além disso, é fundamental que os tutores prefiram sair em períodos do dia em que a temperatura esteja mais amena.

Tosa – No inverno, os pelos mais grossos, ajudam na proteção dos animais. Desta forma, a tosa mais curta deve ser evitada.

Apetite – No frio, os animais costumam comer mais. É importante dosar a quantidade de ração, pois o excesso dela pode aumentar o peso dos bichanos.

Exercícios – É importante estimular os exercícios durante os passeios, que devem, preferencialmente, ser feitos em horários com mais sol. Em casa, as brincadeiras devem ajudar os animais a gastarem energia.

Banhos – Os banhos devem ser diminuídos e ser feitos quando a temperatura estiver mais amena. A água deve ser morna. A secagem total do animal é essencial para que ele não fique exposto ao clima.

Escovação – No inverno, o hábito de se lamber aumenta nos cães e nos gatos. Nos gatos, isso é mais preocupante, já que os pelos podem formar bolas no estômago e levar à constipação intestinal. Nos cães, o principal problema é a formação de nós, que podem levar a lesões de pele.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.