MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cuidado ao jogar na internet! Criminosos utilizam games para lavar dinheiro

Recursos são provenientes de dados de cartões roubados na rede

Por Matheus Oliveira
10/08/18 - 12:16
Cuidado ao jogar na internet! Criminosos utilizam games para lavar dinheiro Jogos como Marvel Contest of Champions são alvos de criminosos cibernéticos. | Foto: Divulgação / Kabam / Marvel

Todo cuidado é pouco na internet, ainda mais com a força do mercado atual de games. Apesar de suas facilidades, a rede de computadores exige cuidados para evitar dor de cabeça no futuro como fraudes. E agora, criminosos utilizam jogos on-line como “Clash of Clans", “Clash Royale" e "Marvel Contest of Champions” para lavar dinheiro conquistado com cartões de crédito roubados em um esquema descoberto pela empresa de segurança Kromtech.

Segundo a Kromtech, os criminosos usaram 20 mil cartões roubados de abril a junho, através de um sistema automático de revenda de produtos digitais para transformar o dinheiro roubado em recursos livre de suspeita, configurando a lavagem de dinheiro. As informações já foram levadas para o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Após conseguir o dinheiro dos cartões, os golpistas passaram a vender os produtos digitais oferecidos nesses jogos em lojas terceirizadas, não controladas pelos desenvolvedores dos jogos e por um valor mais barato que os oficiais. Os itens são comprados com a grana obtida nos golpes.

Ao adquirir esses itens, os usuários acabam por ceder seus dados de acesso aos golpistas. No Iphone, por exemplo, a única forma de comprar esses itens é informando o Apple ID aos criminosos, que entram no Clash of Clans e adquirem os itens para os jogadores.

Modus Operandi

Antes de comprar os produtos, a operação comprava informações bancárias vendidas na Deep Web, conhecida como internet profunda. Assim, conseguiam roubar o dinheiro. Com cartões cancelados, foi produzido um sistema automático aonde um robozinho cadastrava esses cartões até que um deles funcionasse e comprasse os itens para os clientes. As investigações da Kromtech surgiram a partir de um dos arquivos que possuíam 150 mil cartões de bancos dos Estados Unidos, China, Indonésia e Paraguai. A Supercell, desenvolvedora e mantenedora do Clash of Clans avisa para os perigos dessas compras. "Certos sites e indivíduos podem oferecer gemas a preços baratos. Não se engane. Isso é um golpe", diz a empresa. "Esses vendedores irão ganhar acesso a sua conta e eventualmente podem sequestrar seu perfil e tentar vendê-lo a outros jogadores”, declarou.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.