MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cruzeiros liberados: Cabo Frio espera receber três transatlânticos em dezembro

Cidade ainda aguarda obra de dragagem no Canal Itajuru para chegada embarcações

Por Franklin Vogas
04/10/21 - 10:47
Cruzeiros liberados: Cabo Frio espera receber três transatlânticos em dezembro Búzios recebeu cerca de cem embarcações entre os anos de 2018 e 2019 | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios

Suspensos desde o início da pandemia da Covid-19, os cruzeiros marítimos poderão retornar à costa brasileira a partir do mês que vem. O anúncio da liberação foi feito pelo Ministério do Turismo no último sábado, dia 2. Segundo o governo federal, a portaria deve ser assinada nos próximos dias. Armação dos Búzios e Cabo Frio estão na rota dos destinos previstos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai editar uma norma com os protocolos sanitários, após a publicação da portaria. As viagens também deverão respeitar as regras das cidades onde os navios atracarem.

Por meio de uma nota, a Prefeitura de Cabo Frio confirmou que estará novamente no roteiro turístico dos navios neste ano.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, três desembarques da empresa MSC já estão confirmados para o mês de dezembro na cidade.

"Há meses o governo cabo-friense vem trabalhando para o retorno, vislumbrando a liberação nacional, que ocorreu oficialmente neste sábado, 2", diz um trecho da nota.

A prefeitura informou que acompanha todo o cenário epidemiológico e sanitário, assim como a sua evolução, e segue trabalhando para aumentar o número da chegada de transatlânticos em busca do reaquecimento do turismo e fortalecimento da economia local.

Mas, para que essas embarcações cheguem ao município, uma obra de dragagem no Canal Itajuru é muito aguardada. Ao Portal Multiplix, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) disse que um processo licitatório para contratação de uma empresa especializada para executar a dragagem está em curso.

A reportagem também entrou em contato com a Prefeitura de Armação dos Búzios para falar sobre essa liberação dos cruzeiros marítimos e aguarda uma resposta sobre o assunto.

Retorno dos cruzeiros

Entre os protocolos a serem definidos pela Anvisa, estão a realização de testes, vacinação e testagem dos tripulantes, uso de máscaras, distanciamento, ocupação reduzida nos navios, desinfecção e higienização constantes nas embarcações e fornecimento de ar fresco sem recirculação (com o uso de filtros).

A liberação dos cruzeiros acontece três semanas depois de a Anvisa ter se posicionado contra a medida. No dia 10 de setembro, a agência havia informado que as evidências sanitárias e epidemiológicas ainda não apontavam a retomada dos cruzeiros como ação segura.

Segundo o Ministério do Turismo, a autorização para a temporada de cruzeiros 2021/2022 envolveu a aprovação conjunta de medidas dos Ministérios da Saúde, da Justiça, da Infraestrutura, da Casa Civil e da Presidência da República. A expectativa é gerar R$ 2,5 bilhões para a economia e criar 35 mil empregos, o que representaria crescimento de 11% em relação à temporada 2019/2020.

Estimativas

A temporada de cruzeiros 2021/2022 vai de novembro até abril do próximo ano, com previsão de sete navios, ainda segundo o Ministério do Turismo.

As embarcações devem gerar mais de 566 mil leitos, 35 mil a mais que na temporada 2019/2020, e farão cerca de 130 roteiros e 570 escalas em portos do Brasil.

Entre os destinos previstos, estão: Búzios, Cabo Frio, Rio de Janeiro, Santos, Salvador, Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Itajaí, Maceió, Porto Belo, Recife e Ubatuba.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.