MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Crianças da APAE Nova Friburgo viram super-heróis em exposição fotográfica

Trabalho social foi feito por fotógrafos da cidade em homenagem ao Dia das Crianças

Por Luisa Machado
07/10/19 - 14:02
Crianças da APAE Nova Friburgo viram super-heróis em exposição fotográfica Uma das fotos da exposição feita em homenagem ao Dia das Crianças | Foto: Rodrigo Ferreira

O que faz de alguém um super-herói? É preciso ter poderes mágicos? É essencial saber voar, ou ter super força? É necessário salvar vidas? Nem sempre. No caso das crianças que frequentam a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, bastou a oportunidade de participar do projeto idealizado pelos fotógrafos João Luccas Oliveira e Rodrigo Ferreira.

O projeto Super-Ação consiste na realização de uma sessão de fotos produzida com as crianças da instituição, que vestiram capas e máscaras, como super-heróis, para relatar um pouco do espírito de imaginação infantil comum no Dia das Crianças.

“Existe muito preconceito em relação à aceitação do contexto social e natural dessas crianças. Eu acho triste que tenhamos que relembrar que essas crianças, independente dos problemas enfrentados por elas, também são crianças, também brincam, também tem sentimentos! A ideia do projeto foi despertar esse lado humanitário que às vezes o ser humano esquece de ter,” diz João Luccas.

Para o fotógrafo, que se envolveu no projeto desde a criação, o motivo de realizar esse trabalho voltado para crianças portadoras de algum tipo de deficiência é uma forma de dar visibilidade à luta delas e das famílias.

“Nós vemos, ao longo de todos os anos, as dificuldades das famílias de excepcionais, como inclusão e acessibilidade, principalmente na Apae. Quando idealizamos o Super-Ação, pensamos nessas crianças, verdadeiros super-heróis, que enfrentam diversos desafios no cotidiano, e pensamos numa forma expressar essa força que eles têm”, explica o fotógrafo.

A Apae é um dos principais órgãos de atendimento a deficientes no município. Desde o nascimento do neném, a instituição oferece suporte por meio de exames e avaliações médicas, assim como acompanhamento psicológico e social para a família, para saber se a criança está preparada para frequentar uma escola comum.

A exposição vai acontecer no próximo sábado, dia 12 de outubro, no Dia das Crianças. As fotos estarão dispostas pela avenida Alberto Braune, que fica no Centro de Nova Friburgo, a partir das 10h. Em seguida, até o dia 24 de outubro, as fotos podem ser vistas na Fundação Dom João VI, que fica na praça Getúlio Vargas, também no Centro.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.