MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Criança é internada com Covid-19 em Nova Friburgo, diz prefeitura após notificação

Caso ocorreu em hospital privado da cidade; município começou nesta quarta, 19, a vacinar menores de 12 anos

Por Bernardo Fonseca
19/01/22 - 16:04
Criança é internada com Covid-19 em Nova Friburgo, diz prefeitura após notificação Crianças também podem precisar ser internadas por Covid-19 | Foto: Banco de Imagem

O município de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, registrou um caso de criança que necessitou de internação devido à Covid-19, em um hospital privado da cidade. A informação foi repassada ao Portal Multiplix nesta quarta-feira, 19, pela Secretaria Municipal de Saúde.

Questionada sobre a idade e o estado de saúde do paciente, a pasta não deu detalhes, mas informou no fim da tarde de hoje "que a criança estava internada na enfermaria, mas já teve alta".

Nova Friburgo iniciou hoje a vacinação pediátrica, aplicando a primeira dose da vacina contra a Covid em menores com idades entre 5 e 11 anos. A expectativa é aumentar a proteção dos pequenos diante do rápido avanço da variante ômicron.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes internados atualmente nos hospitais da cidade e que possuem o esquema vacinal completo ou, pelo menos, uma dose da vacina, reagem melhor contra o vírus.

“Dando início à vacinação pediátrica, esperamos alcançar altos índices de imunização das nossas crianças. Apesar disso, o conselho continua o mesmo: uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento sempre que possível’’, alerta a secretária de Saúde, Nicole Cipriano.

Até o fim da tarde desta quarta-feira, a Prefeitura de Nova Friburgo ainda não divulgou os novos dias para a vacinação infantil, de acordo com a disponibilidade de imunizantes.

Importância da vacinação infantil

A infectologista Patrícia Hottz destaca que imunizar os pequenos é ainda mais importante diante do ritmo atual de contágio. Segundo ela, a chance de uma criança desenvolver quadro grave da Covid é menor, mas pode acontecer.

Considerando a alta transmissibilidade da variante ômicron, muitas crianças estão sendo contaminadas. Sendo assim, mesmo com um baixo percentual de complicações desses casos, um baixo índice num número absoluto muito grande, significa uma quantidade muito maior dessas crianças com casos graves.

A médica também alerta para a ideia errada de que por geralmente terem menos complicações, não seria necessário vacinar os menores de 12 anos. De acordo com Patrícia, mesmo com quadros leves, é possível desenvolver uma doença crônica chamada Covid longa.

“A doença, mesmo resultando em quadros leves, pode gerar a Covid longa, com algumas sequelas que podem durar por vários meses ou até por tempo indeterminado. Dores articulares, dores de cabeça, cansaço, falta de ar, entre outros sintomas. Por isso, é importante vacinar as crianças”, finaliza.

Regras para vacinação infantil

A aplicação da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 16 de dezembro do ano passado.

Em junho, a Anvisa já havia autorizado a vacina do mesmo fabricante para a faixa etária de 12 a 16 anos.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO), do Ministério da Saúde, a aplicação do imunizante da Pfizer deve ser feita por faixa etária (a partir dos 11 anos até chegar aos 5).

O intervalo entre as duas doses deve ser de oito semanas. A prioridade é para as crianças que têm comorbidade ou deficiência permanente, segundo o PNO.

Os pais devem estar presentes na imunização dos filhos. Caso não seja possível, a aplicação deve ser autorizada por meio de um termo de consentimento assinado por eles.

A definição do cronograma fica a cargo dos gestores estaduais e municipais, como previsto no plano de operacionalização.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.