MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

TSE lança página para desmentir boatos e fake news referentes às eleições

Confira mais detalhes sobre “Fatos e Boatos” lançando nesta semana visando combater a desinformação nas Eleições 2020

Por Redação Multiplix
24/01/20 - 13:17
TSE lança página para desmentir boatos e fake news referentes às eleições Página do TSE busca desmentir informações falsas referentes ao pleito deste ano | Foto: Banco de Imagem

Com o objetivo de rebater informações falsas sobre a Justiça Eleitoral e as eleições em um mesmo espaço, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, nesta semana, a página "Fato ou Boato?", com foco nas Eleições Municipais de 2020.

O site é uma atualização da antiga página "Esclarecimentos sobre Notícias Falsas", criada no pleito de 2018.

Além de ter mais recursos que a antiga página, o espaço - disponível no Portal da Justiça Eleitoral - conta também com materiais produzidos pelas instituições parceiras do TSE que aderiram ao Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020.

Por isso, se apareceu uma dúvida sobre informação ou notícia divulgada nas redes acerca do processo eleitoral, acesse o endereço www.justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato ou, no Portal do TSE, no centro da página inicial, clique no banner "Fato ou Boato?".

Com layout mais moderno, no formato onepage (todo conteúdo disposto na mesma página), o espaço está dividido em oito áreas: passo a passo, esclarecimentos, quiz, mitos eleitorais, agências, posts, candidatos e fake news.

No ícone passo a passo, há dicas de como identificar uma informação falsa. Os tópicos foram desenvolvidos pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel).

Já na seção Esclarecimentos, foram disponibilizados textos e vídeos produzidos durante as Eleições de 2018 com o objetivo de desmentir conteúdos falsos sobre a Justiça Eleitoral, a urna e o voto.

Segundo o TSE, há também uma seção criada com o intuito de incentivar o eleitor a conhecer seu candidato. A ideia é orientar o cidadão a pesquisar o passado dos políticos, para verificar se eles têm problemas com a Justiça ou se cumpriram as promessas de campanha, entre outras informações.

A página ainda reúne os vídeos da série Fake News e Eleições - lançados entre o primeiro e o segundo turnos de votação do pleito de 2018 - e da série Mitos Eleitorais.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.