MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

TSE disponibiliza aplicativos para eleitor acompanhar apuração dos votos

Plataformas digitais dão mais transparência ao processo eleitoral e podem ser instalados gratuitamente

Por Redação Multiplix
13/11/20 - 11:37
TSE disponibiliza aplicativos para eleitor acompanhar apuração dos votos Aplicativos Resultados e Boletim na Mão se destinam ao público geral | Foto: Reprodução/Google Play

No próximo domingo, 15, eleitores vão às urnas para escolher seus candidatos a prefeito e vereador. E para acompanhar de perto os resultados, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disponibiliza dois aplicativos que dão mais transparência ao processo eleitoral, onde qualquer pessoa pode acompanhar e obter os resultados em sua cidade.

Os apps Resultados e Boletim na Mão podem ser instalados gratuitamente em qualquer dispositivo móvel (smartphone ou tablet), através das lojas virtuais Google Play e Apple Store. Ambos se destinam ao público em geral.

Aplicativo Resultados:

Através desta plataforma digital, o eleitor e a sociedade em geral podem acompanhar o resultado das Eleições Municipais 2020, com os dados disponíveis de forma rápida, transparente e sucinta.

Depois de realizar o download do aplicativo, basta adicionar a unidade da Federação e o município sobre o qual quer saber o resultado. Feito isso, o eleitor poderá consultar tudo sobre os candidatos que estão concorrendo aos cargos de prefeito e de vereador na cidade selecionada.

Quando a votação terminar, os dados são transformados em arquivos e disponibilizados no aplicativo, por meio do qual qualquer um poderá buscar os resultados sem a necessidade de intermediários.

Aplicativo Boletim na Mão:

Esse aplicativo permite a qualquer cidadão obter uma cópia digital dos resultados da seção eleitoral. Após o encerramento da votação, a urna imprime um relatório que contém o total de votos recebidos pelos candidatos e outras informações da seção, chamado de Boletim de Urna (BU), cujo QRcode que pode ser lido pelo aplicativo Boletim na Mão, que guarda a imagem no próprio dispositivo móvel.

Para realizar a leitura da imagem impressa no Boletim de Urna, o TSE explica que não é preciso conexão com a internet. Ela será exigida apenas no momento de visualizar o primeiro conteúdo do boletim lido. Pelo aplicativo, o cidadão pode obter cópia de quantos boletins queira, bastando que realize a captura do código impresso nos BUs das seções eleitorais.

O Boletim na Mão também contribui para aumentar ainda mais a transparência das eleições, já que com essa cópia digital o eleitor poderá comparar os Boletins de Urna das seções com os BUs que foram totalizados e divulgados. Além disso, colabora para a imediata e obrigatória divulgação do resultado da votação das urnas.

Este app também possibilita a mesários, auxiliares, fiscais de partidos e eleitores em geral constatarem a lisura das eleições, ao realizarem a verificação da correspondência com os resultados totalizados e divulgados na página do TSE após a votação.

De acordo com o TSE, devido à pandemia do novo coronavírus, a utilização do app é ainda mais oportuna. Ele substitui o acesso ao boletim impresso pelo digital.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.