MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis tem 1º estágio do lockdown prorrogado por mais uma semana

Retomada gradual e responsável das atividades econômicas deverá acontecer ainda no primeiro semestre

Por Redação Multiplix
26/05/20 - 09:41
Teresópolis tem 1º estágio do lockdown prorrogado por mais uma semana Lockdown continua com rodízio de CPF em Teresópolis | Foto: Isadora Jaron

Teresópolis mantém a primeira fase do lockdown até o dia 1º de junho. O rodízio de CPF em dias pares e ímpares continua, de acordo com o novo decreto municipal. As medidas adotadas pelo município na última semana estão surtindo efeito, diminuindo os casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com as atualizações epidemiológicas.

As informações foram divulgadas pelo Executivo na segunda-feira, 25, após assinatura do Decreto Municipal 5.297/2020, pelo prefeito Vinicius Claussen. Para entrar nos estabelecimentos e transitar em locais públicos, é necessário estar com documento oficial com foto e que conste o CPF.

“O município já vem apresentando queda no número de novos casos por semana epidemiológica. Na última semana (semana 11), houve desaceleração no número de novos casos em relação à semana anterior”, disse a prefeitura através de nota.

Ainda segundo o Executivo, se a tendência de diminuição dos casos se mantiver, após o dia 1º de junho a restrição de circulação por CPF deverá ser aplicada apenas para acesso aos estabelecimentos.

“De 18 a 23 de maio, o Lockdown 1º Estágio registrou cerca de 53% de isolamento social no município. No dia 21 de maio, Teresópolis teve o segundo maior índice do Estado, ficando atrás apenas de Trajano de Moraes, município com cerca de 10 mil habitantes, que registrou 54% de pessoas isoladas” destacou a prefeitura.

O mapeamento é feito por meio de dados captados, de forma criptografada, a partir de dispositivos móveis, realizado pela Inloco, empresa atuante no setor de segurança da informação e antifraude, líder nacional.

O Gabinete de Crise prepara o “plano e retomada gradual e responsável das atividades econômicas”. Para isso, é preciso que a taxa de ocupação dos leitos disponíveis para covid-19 de UTI esteja em 50%. Esse planejamento foi apresentado também às autoridades do Judiciário e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro em reunião na sexta-feira passada, 22.

“Sendo possível o avanço da retomada das atividades, a reabertura será de acordo com as ondas já anunciadas. Essas ondas poderão ser pausadas, avançar ou até mesmo retroceder, de acordo com a nota técnica semanal da Secretaria de Saúde, que passa a ser publicada agora toda segunda-feira. Foram considerados na avaliação para definição das ondas: o potencial de aglomeração de pessoas, a circulação de ar, a incidência de sol, potencial de contágio e parecer opinativo, elaborados por cada setor econômico”, frisou.

De acordo com as previsões da prefeitura, a 1º onda tem avaliação prevista no dia 1º de junho, com início no dia 2, com a abertura da prefeitura; comércio varejista (lojas de rua); prestadores de serviços; restaurantes, lanchonetes e bares; centro comercial; shopping sem atividades coletivas e recreativas.

Já a 2ª onda, com avaliação prevista em 15 de junho e início dia 16, são para atividades esportivas ao ar livre, com distanciamento; estúdios de atividades físicas de atendimento individual; Feirinha do Alto e Mercado Popular, com protocolos específicos.

“A 3ª onda tem avaliação prevista no dia 29/06 para início dia 30/06, com atividades físicas em academias (sem aulas coletivas); cursos de formação, hotelaria (atividades com restrições). E a última onda, prevista para o 2º semestre, abrange eventos coletivos; clubes; cinema; teatro; museus; casas de festas e eventos; parques; creches, escolas e faculdades; academias (todas as atividades)”, finalizou.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.