MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Shoppings, lojas de rua, feiras livres, hotéis e pousadas voltam a funcionar em Teresópolis

Reabertura das atividades econômicas, autorizada por novo decreto da prefeitura, mantém o rodízio de CPF para entrada nos estabelecimentos

Por Redação Multiplix
08/06/20 - 09:22
Shoppings, lojas de rua, feiras livres, hotéis e pousadas voltam a funcionar em Teresópolis Comércio de rua está autorizado a reabrir em Teresópolis. Na foto, lojas funcionando antes da pandemia, na Calçada da Fama | Foto: Arquivo/João Luccas Oliveira

Teresópolis, na Região Serrana do Rio, está autorizada a retomar parte das atividades econômicas a partir desta segunda-feira, 8, devido à redução da taxa de ocupação dos leitos de UTI. O novo decreto municipal, publicado no domingo, 7, fala sobre a segunda onda de reabertura, com permissão de funcionamento para algumas categorias, com regras específicas. Porém, o rodízio do CPF continua, para a entrada da população nos estabelecimentos.

Segundo o Executivo, a reabertura gradual da economia foi possível porque Teresópolis conseguiu alcançar a taxa de 55% de ocupação dos leitos de UTI no domingo. No dia 25 de maio, o prefeito anunciou que o plano de retomada das atividades dependia da métrica de ocupação dos leitos.

Agora, têm permissão para funcionar, com algumas regras, o comércio varejista (lojas de rua); prestadores de serviços; restaurantes, lanchonetes e bares; centros comerciais; shopping (sem atividades coletivas e recreativas) e atividades de organizações religiosas.

Além disso, hotéis, pousadas e pensões estão autorizados a receber hóspedes e as feiras livres podem realizar a comercialização de produtos de gênero alimentício. A Feirarte (Feirinha do Alto) e o Mercado Popular também podem voltar a funcionar.

Contudo, esses estabelecimentos devem seguir normas de segurança, entre elas horários de funcionamento de cada setor. Confirma abaixo.

As atividades essenciais estão autorizadas a funcionar de 0h às 23h59. Já as indústrias e a construção civil têm horário reduzido, das 6h às 16h. O comércio varejista e o setor de serviços podem funcionar das 11h às 17h.

Para os shoppings e centros comerciais, o horário de funcionamento será das 12h às 20h. Somente Feirarte e Mercado Popular vão seguir uma escala que ainda será definida pelo Executivo.

Para o funcionamento, será exigido das empresas um alvará covid-19 que vai qualificar e restringir o protocolo sanitário e de convívio de pessoas nas atividades econômicas, gerando um mapeamento da população a partir da Plataforma Mais Saúde.

De acordo com a prefeitura, esse mapeamento vai permitir à Secretaria de Saúde identificar suspeitos, indicar a testagem e poder indicar, em casos positivos, o tratamento precoce da doença, evitando assim o agravamento da doença e o colapso ou adensamento do uso do sistema de saúde municipal.

O rodízio de CPF continua exclusivamente para o acesso aos estabelecimentos, assim como para a escala de funcionários de atividades permitidas e permitidas parcialmente, conforme consta no decreto.

Os funcionários, colaboradores, empregados e prestadores de serviço devem preencher, até o dia 12 de junho, um formulário de autodeclaração, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde, via aplicativo Minha Saúde. As guias que pontarem para casos suspeitos, vão ser monitoradas pela Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), que irá avaliar se há necessidade de isolamento e realização de testes individuais para o novo coronavírus.

Outras atividades

O novo decreto municipal também autoriza atividades desportivas como ciclismo, caminhadas, montanhismo, trekking ao ar livre e nos parques municipais e atividades culturais de qualquer natureza no modelo drive in, desde que as pessoas não promovam aglomeração fora de seus veículos, devendo ser respeitada a distância mínima de 1,5 m (um metro e meio) entre os veículos estacionados, bem como sejam adotados os protocolos sanitários.

Fora isso, também estão autorizadas as atividades esportivas de alto rendimento sem público, respeitados os devidos protocolos e autorizadas pela Secretaria Estadual de Saúde, bem como esportes individuais ao ar livre.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.