MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Retrospectiva 2018: Veja o que foi notícia na cidade de Teresópolis neste ano

Cidade serrana teve diversos momentos importantes como eleição suplementar, Seleção na Granja Comary e crise no orçamento municipal

Por Matheus Oliveira
28/12/18 - 16:09
Retrospectiva 2018: Veja o que foi notícia na cidade de Teresópolis neste ano Teresópolis foi tema de fatos importantes neste ano | Foto: Amanda Tinoco/Arquivo

O ano de 2018 foi repleto de acontecimentos marcantes em Teresópolis, que contou com a preparação da Seleção para a Copa, na Granja Comary, eleição suplementar para escolher um novo prefeito, números positivos no Caged e apresentações de grandes artistas, assim como problemas na iluminação pública da cidade e uma crise no orçamento municipal. Nesta retrospectiva, você relembra tudo o que foi notícia na terra do Dedo de Deus.

Cotidiano


Eleição Suplementar

Uma das primeiras coberturas do Portal Multiplix na cidade serrana foi a eleição suplementar, ocorrida no dia 3 de junho. Na ocasião, o candidato Vinícius Claussen (PPS) foi eleito como novo prefeito da cidade, com 36,58%, totalizando 23.478 votos. A vitória ocorreu com uma vantagem de apenas 22 votos para o segundo colocado, Dr. Luiz Ribeiro (MDB). O vice-prefeito eleito foi Ari Boulanger Scussel Junior. O mandato vai durar até dezembro de 2020.

Vale destacar que Teresópolis teve sete prefeitos nos últimos oito anos, contando com Vinícius Claussem. São eles: Jorge Mário (PT), que foi cassado; Roberto Pinto (PR), que faleceu após a posse; Arlei Rosa (PMDB), também cassado; Márcio Catão (PSD), que assumiu por ser vice de Arlei; Mário Tricano (PP), impugnado pela Lei da Ficha Limpa, e Pedro Gil (PP), presidente da Câmara dos Vereadores e que assumiu após a impugnação de Tricano.

Vereadores Presos

No final de maio, seis vereadores de Teresópolis foram presos, pois, após a deflagração da Operação Ananas (abacaxi em francês), eles foram acusados, segundo as investigações, de unirem-se para exigir do ex-prefeito Mario Tricano, sob a ameaça de rompimento político, a indicação de empresas a serem contratadas para executar serviços públicos sem as devidas licitações. Também pediram a contratação de pessoas para cargos comissionados. Os vereadores presos foram: Claudia Lauand, a "Dra. Claudia" (PP); Eudilbelto José Reis, o "Dedê da Barra" (MDB); José Leonardo Vasconcellos de Andrade (MDB); Luciano dos Santos Cândido, o “Pastor Luciano” (PRB); Rocsilvan Rezende da Rocha, o "Rock" (PSDB) e Ronny Santos Carreiro (PHS).

Dois meses depois os suplentes tomaram posse, e em setembro deste ano os parlamentares presos foram soltos após conseguirem um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Uber

Em março, Teresópolis sancionou uma lei que regulamentava a prestação do serviço de transporte de passageiros por motoristas acionados por aplicativos na cidade. Oito meses depois da sanção da lei, o Sindicado dos Taxistas pediu uma revisão da determinação. O documento foi enviado à Câmara de Vereadores. De acordo com a entidade, há brechas que podem prejudicar a segurança da população.

Reforma da Câmara Municipal

Em 16 de novembro, o Portal Multiplix noticiou que a Câmara Municipal de Teresópolis pretende reformar o térreo de sua sede. A obra está estimada em mais de 300 mil reais. O Legislativo tem direito a investir na reforma e argumenta que ela seria necessária e acabaria com o aluguel para a alocação de gabinetes dos parlamentares, mas, diante do momento de austeridade que vive a cidade, o projeto gerou indignação em parte da população. Isso porque o município vive um drama econômico que se traduz em situações como o parcelamento dos salários dos servidores públicos. Logo, o dinheiro poderia ser devolvido pela Câmara para ajudar a desafogar o orçamento do Executivo Municipal, que tem previsão de déficit para o ano que vem.

Iluminação Pública

Um problema que atingiu a população teresopolitana no exercício deste ano foi a falta de iluminação pública. Os moradores relataram, em julho, problemas na iluminação pública da Rua Bela Vista, no bairro Parque São Luiz e na Rua Jaguaribe, na Fazendinha. A população relatou ainda que a pouca iluminação gerava falta de segurança nas localidades. Já, no mês de outubro, nossa equipe constatou um problema parecido no bairro Parque do Imbuí e os moradores reclamaram dos valores cobrados de taxa de iluminação pública, sem que o serviço estivesse à disposição dos residentes do local. Na época, o Poder Executivo afirmou que existiam cerca de 6.000 pontos sem luz no município.

Em 15 de novembro, a Prefeitura informou que começou a repor as lâmpadas em postes das ruas Canário e Triunfo (Caleme), José Pancetti (Golfe), Magarino Torres (Vale do Paraíso) e Josefa Cupello (Araras).

13º Parcelado

A grave crise financeira pela qual passa a gestão de Teresópolis gerou inúmeros desafios. Um deles foi a questão dos salários dos servidores ativos e inativos, que foi pago de forma parcelada durante o ano, mas sem benefícios e reajustes há três anos. O 13º salário, que era uma preocupação da categoria, foi pago nos dias 5 e 11 de dezembro e o dos professores liberados no último dia 18.

Cultura & Lazer


Apresentações

A cidade de Teresópolis teve diversos eventos culturais durante este ano, como os shows de Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, o Festival PoÊterê, Festival de Corais, eventos do setor cervejeiro como “Serveja Oktoberfest” e a 4ª edição do Serra Fantasy.

Casa de Cultura

Entre outubro e novembro de 2018, os teresopolitanos e turistas puderam prestigiar a 26ª edição do Salão Nacional da Primavera, evento promovido pela Sociedade dos Artistas de Teresópolis, a Soarte, em parceria com a prefeitura, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. A mostra reuniu mais de 100 obras de 50 artistas, de diferentes estilos, de Teresópolis e de outros municípios.

Esportes


Copa do Mundo

O volante Fred esteve com a Seleção Brasileira na Granja ComaryO volante Fred esteve com a Seleção Brasileira na Granja Comary | Foto: Divulgação /André Mourão (MoWA Press)

Um dos destaques esportivos de Teresópolis em 2018 foi a presença, por uma semana, da Seleção Brasileira, que se preparava para a Copa do Mundo da Rússia, que ocorreu entre junho e julho deste ano. Durante o período, o que chamou a atenção foram as atividades fechadas realizadas pela Seleção Brasileira, conforme noticiou o Portal Multiplix, em 12 de junho. Além disso, houve tempo para entrevistar um sósia do craque Neymar.

Copa Terê Girl

Houve espaço também para competições regionais e locais, como a Copa Terê Girl de Futsal Feminino, que ocorreu, no último dia 9 de dezembro, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão. O evento reuniu quatro equipes representando os municípios de Teresópolis, Sumidouro, Guapimirim e Magé. O título ficou com Teresópolis, que superou Magé, na final, por 3 a 0.

Torneio da amizade

Com a premissa do ditado “o importante é competir”, o Torneio da Amizade de Vôlei,que ocorreu em 25 de novembro, promoveu a troca de experiências entre atletas da faixa etária de 8 a 12 anos de cinco equipes, de Teresópolis e de Petrópolis. O evento foi realizado no Ginásio do Clube Comary.

A garotada das equipes Teresópolis/PMT, CDM e CEM/Walter Felix, de Teresópolis, Petropolitano e Palmeirinhas, de Petrópolis, mostrou garra e disposição. Saques e cortadas, bloqueios e ataques e muita animação em quadra foram conferidos pelo público durante o torneio.

Hóquei

Outra categoria que foi notícia em Teresópolis foi o hóquei sobre patins. Isso porque, em novembro, o time Teresópolis Hóquei Clube (THC)/Casa de Portugal, sagrou-se bicampeão brasileiro de hóquei sobre patins masculino. No último jogo, a equipe da Região Serrana venceu o Pernambuco Hóquei Clube por 2 a 0.

O hóquei em patins é um esporte praticado em uma arena chamada ringue, com cada equipe atuando com cinco jogadores. O objetivo principal é marcar gols na meta adversária. O jogo é dividido em dois tempos de 25 minutos. A pista tem formato retangular de superfície, em uma superfície plana e lisa sob um material composto por madeira, cimento ou outros (como polímeros).

Saúde & Bem-Estar


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico buscou elevar a auto-estima de mulheres com feridas crônicas de TeresópolisEnsaio fotográfico buscou elevar a auto-estima de mulheres com feridas crônicas de Teresópolis | Foto: Divulgação Weslei de Souza Costa (Prefeitura de Teresópolis)

Visando aumentar a autoestima de pacientes, o Núcleo de Feridas Complexas de Teresópolis organizou um ensaio fotográfico para ajudar a elevar a autoestima dos pacientes, que foi realizado recentemente no Clube Comary e no entorno do lago que fica próximo ao Centro de Treinamentos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Segundo a enfermeira à frente do projeto, Andréa Juliano, a ideia surgiu para mostrar que esses pacientes não precisam viver à margem da sociedade. O ensaio foi realizado pela fotógrafa carioca Sheila Frias, que já realizou uma exposição de mulheres com câncer de mama.

Análise das águas

Fonte Judith é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e ainda oferece água potável para a população teresopolitanaFonte Judith é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e ainda oferece água potável para a população teresopolitana | Foto: Amanda Tinoco /Arquivo

Uma notícia que sempre gera interesse nos teresopolitanos é a análise da água das fontes espalhadas pela cidade. A última análise divulgada pela prefeitura informou que estavam impróprias para consumo a João Raposo, na Tijuca, e a de Taumaturgo. As amostras de água foram coletadas e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da respectiva secretaria. Foram consideradas apropriadas para o consumo as águas das fontes da Saúde, na Tijuca; Perpétuo (Rua Zenóbio da Costa, nº 148); Sete Tanques, no Rosário; Judith, no Alto; Fonte Amélia, no Alto; Fonte Bhrama, na Várzea; Granja Guarani; Santa Ângela e Alexandre Fleming, no Alto do Paraíso. A Fonte São Sebastião estava sem água.

Mais Médicos

A saída dos cubanos, do acordo de cooperação técnica com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que permitia que médicos cubanos trabalhassem no Brasil através do programa Mais Médicos, afetou cidades da Região Serrana. Em Teresópolis, quatro médicos cubanos deixaram a cidade, o que fez o governo federal realizar uma nova convocação para suprir esta demanda.

Vacinação

A vacinação contra sarampo e poliomielite, prorrogada uma vez em Teresópolis, conseguiu superar a meta de 95%. Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, para a proteção contra a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberam a vacina VIP (Vacina Inativada Poliomielite). Já os menores de cinco anos que já tinham tomado uma ou mais doses, receberam a VOP (Vacina Oral Poliomielite), a famosa gotinha. Sobre o sarampo, todas as crianças receberam uma dose da vacina tríplice viral, que protege contra rubéola, caxumba e sarampo, independentemente da situação vacinal.

Meio Ambiente


Onça

Primeiro caso de onça parda com leucismo foi registrado no Parnaso e divulgado neste ano para o públicoPrimeiro caso de onça parda com leucismo foi registrado no Parnaso e divulgado neste ano para o público | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um fato que gerou curiosidade em moradores da Região Serrana foi uma foto divulgada, no começo de dezembro, em que, em uma pesquisa de desenvolvimento científico, uma equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), conseguiu registrar, pela primeira vez,um caso de leucismo em onça-parda, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que corta cidades da Região Serrana do Rio de Janeiro. O estudo será divulgado pela revista CatNews, da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e foi realizado pela equipe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), liderado pela analista ambiental Cecília Cronemberger.

Turismo


Quebra-Nozes

Uma ideia inspirada no clima natalino com o objetivo de atrair turistas para a cidade de Teresópolis. Foi assim que surgiu o Festival Quebra-Nozes, que ocorreu de 23 de novembro a 23 de dezembro, reunindo 18 restaurantes de Teresópolis que desenvolveram em seus cardápios pelo menos um prato onde as nozes são o ingrediente principal. O festival é organizado pelo Polo Gastronômico de Teresópolis, integrante do programa Sebrae na Mesa.

A ideia foi oferecer pratos que tivessem esse ingrediente, que remete às ceias de Natal, ao clima festivo das celebrações de final de ano, mas dentro da proposta dos chefs de cada estabelecimento participante.

Cachoeiras

A cidade de Teresópolis possui uma rica natureza e diversas opções para quem deseja aproveitar as belezas da serra. Entre elas estão as cachoeiras do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), no qual há o Poço Dois Irmãos. No Parque Estadual Três Picos fica a Cachoeira dos Frades, a Cachoeira da Macumba e a Véu da Noiva, conforme noticiado pelo Portal Multiplix, em 19 de dezembro.

Cidade da Cerveja

A Vila St. Gallen é um espaço temático de uma cervejaria em Teresópolis, na região serrana do estado do Rio, inspirado em uma vila germânica. No lugar, existe uma mini-cervejaria para novas criações do mestre cervejeiro, e nesse lugar também acontece a visita guiada com harmonização, que é um bom programa para quem gosta de cerveja e suas combinações, entre outros atrativos.

Economia & Trabalho


Caged

Apesar da dificuldade financeira, Teresópolis, durante os dez primeiros meses do ano, segundo o Cadastro Geral de Empregos e Desempregados(Caged), criou 11.319 empregos e fechou 9.817 vagas, resultando em um saldo positivo de 1.502 novos postos de trabalho.

Convênio Firjan

O prefeito Vinicius Claussen assinou um convênio com a Firjan para qualificar os trabalhadores locaisO prefeito Vinicius Claussen assinou um convênio com a Firjan para qualificar os trabalhadores locais | Foto - Divulgação/Lipe Maravilha (Prefeitura de Teresópolis)

Uma ação importante na economia teresopolitana foi que, na segunda metade de dezembro, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e a prefeitura de Teresópolis assinaram um convênio para a realização do projeto Empregar – Programa de Qualificação Profissional. A iniciativa visa capacitar, profissionalmente, 1.100 jovens e adultos cadastrados nos centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A assinatura ocorreu em um evento no auditório da empresa Alterdata Software, na Tijuca.

LOA

A Câmara de Vereadores de Teresópolis aprovou, no início de dezembro, a Lei Orçamentária Anual–LOA para 2019, que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro do ano que vem. Com receita de R$ 525.548.195,43, que representa um aumento de 7,25% em relação a 2018, e despesa fixada em R$ 631.305.433,53, a LOA apresenta déficit de R$ 105.757.238,10. Segundo o Executivo, esse montante é relativo a dívidas de gestões anteriores que não foram quitadas.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.